Inter Redes visa expandir parceria com demais Redes paulistas

O objetivo das Redes Cata-Vida, Reciclamp e Paulista é expandir a parceria e garantir a sustentabilidade econômica da Fábrica

 

Representantes de Redes Solidárias de trabalhadores e trabalhadoras de materiais recicláveis do estado de São Paulo, Anastácia e Reuni, estiveram em Sorocaba, no dia 26 de outubro,  para uma reunião com as Redes Cata-Vida e Reciclamp, na sede da Fábrica de Polímeros, para debater possibilidades de ampliar a parceria Inter Redes.

O Inter Redes, que  já é uma experiência exitosa desde 2013 entre as Rede Cata-Vida e Reciclamp, e desde 2015 com a Rede Paulista, tem como proposta a inserção  das demais Redes Paulistas no beneficiamento dos polímeros coletados pelas cooperativas.

Na oportunidade, o presidente da Rede Cata-Vida Darci de Oliveira explicou o processo de funcionamento da Fábrica e o caminho de trabalho para conquistar sustentabilidade econômica. “Hoje nos sentimos muito capazes de sermos uma Fábrica com excelência no serviço prestado, mas as cooperativas precisam assumir conosco esta meta”, disse. “Quanto mais Redes parceiras melhor para o fortalecimento deste Empreendimento Econômico Solidário”, finalizou.

“Nós entendemos a metodologia da Fábrica de Polímeros e confiamos no trabalho que é realizado pelos catadores e catadoras do Inter Redes. Levarei esta experiência e possibilidade para meus companheiros. Decidiremos juntos”, explicou a representante da Reciclador Solidário de Piracicaba Ednalva Souza.

O projeto Cataforte III, tem como principal objetivo fortalecer, fomentar e tornar todos os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) economicamente sustentáveis e emancipados para construírem seus próprios planos de negócios, sua própria história e se tornarem uma inovadora proposta para prestação de serviços aos municípios e estados. “Hoje sabemos que somos uma empresa social e temos plenas condições de competir, de igual pra igual, com empresas grandes para poder prestar serviço de coleta seletiva; beneficiamento dos polímeros; palestras sobre gestão ambiental e até mesmo, sermos gestores ambientais”, explicou a presidente da Coreso, cooperativa de Sorocaba, Patrícia de Sene.

O presidente da Rede de Campinas, Reciclamp, Valdeci Silva, reforça as palavras de Patrícia sobre a importância de expandir e fortalecer o trabalho da Fábrica trazendo sempre mais cooperativas no processo do beneficiamento dos polímeros. “Nossa luta é constante, estamos sempre buscando melhorar e tornar a Fábrica um negócio viável, potencializar o serviço que prestamos e nos tornarmos cada vez mais competitivos no mercado”, disse.

A expectativa do Inter Redes é que a parceria seja consolidada e fortifique, ainda mais, o senso de cooperativismo e empreendedorismo. “Buscamos o sucesso do nosso negócio, cem por cento solidário, e gerido por catadores e catadoras”, concluiu Darci de Oliveira.

Também participaram da reunião diretores do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (CEADEC) e a presidente da entidade que é coordenadora do Escritório Nacional Cataforte, Rita de Cássia Gonçalves Viana.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À CEADEC | CENTRO DE ESTUDOS E APOIO AO DESENVOLVIMENTO EMPREGO E CIDADANIA ©2016 Desenvolvimento de Sites Qube Design