Conheça Nossa História

Picture

1999Criação do CEADEC

A criação do CEADEC como organização da sociedade civil, em 1999, nasceu do sonho coletivo de ajudar a transformar a realidade vivida por trabalhadores de Sorocaba (SP) e região, em uma época de grande desemprego e dificuldades econômicas e sociais. Sonho compartilhado por lideranças sindicais e comunitárias, empresários e profissionais de diversas áreas que atuavam nos movimentos social e sindical de Sorocaba.

A primeira atuação conjunta destas lideranças apoiou trabalhadores de empresas em estado falimentar, instaladas no município de Sorocaba, a se organizarem em cooperativas de produção visando a autogestão dos empreendimentos e o combate ao desemprego.  


Picture

2001Criação das primeiras cooperativas da região

Depois, veio o trabalho de organização de cidadãos desempregados em torno da coleta seletiva dos resíduos sólidos, resultando na criação da CORESO – Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba, a primeira das diversas cooperativas de catadores de materiais recicláveis que foram criadas sob a coordenação do CEADEC, em parceria com outras instituições e organizações,  o grupo assessorou a criação de outras cooperativas na região de Sorocaba.
Junto com estas cooperativas, o CEADEC promoveu, em 2001, a articulação e o fomento à criação da primeira Rede Solidária de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis do País – a REDE SOLIDÁRIA CATA-VIDA - iniciativa inédita hoje certificada uma Tecnologia Social. 


Picture

2001 I Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis

Em 2001, o Ceadec promoveu e articulou, na cidade Votorantim (SP), o I Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis, motivando as organizações de catadores de materiais recicláveis da região de Sorocaba a formar uma Rede Solidária – até então uma iniciativa inédita no estado de São Paulo. Uma rede não só para comercializar os recicláveis de forma conjunta, mas também para praticar um novo modelo de organização e gestão, baseado nos princípios da economia solidária. Uma gestão em rede fundamentada na autonomia dos catadores, na participação coletiva, nas decisões e ações desenvolvidas. 


Picture

2003Parceria com a prefeitura de São Paulo

O CEADEC foi a entidade convidada a ser parceira da prefeitura de São Paulo para produção e aplicação da Oficina em Cooperativismo, Contabilidade e Separação Adequada de Materiais.


Picture

2004Fase I do Projeto Petrobrás

O CEADEC planejou o projeto que contemplou a Rede Solidária Cata-Vida e, na época, cerca de 211 catadores e catadoras que integravam a Rede, no projeto da Petrobrás Fase I. O projeto representou um grande passo ao Empreendimento Econômico Solidário (EES), que focou na profissionalização das cooperativas e catadores (as) com curso de Informática, Oficinas de Cooperativismo, Contabilidade, Direito e Separação correta dos materiais.


Picture

20051º Seminário de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

O Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Emprego e Cidadania, participou do 1º Seminário de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – Reciclagem e Responsabilidade Socioambiental.
O seminário foi organizado pela ABIPTI, em parceria com o MCT e o Instituto Ideias. 
O objetivo do seminário é promover um amplo debate sobre a temática da gestão dos resíduos sólidos, considerando as políticas, a legislação, as tecnologias, a inovação e as metodologias de gestão na busca de modelos atuais mais justos e inclusivos. 


Picture

2005Humanização da Coleta Seletiva

Num esforço conjunto entre CEADEC e Rede Solidária Cata-Vida, a luta pela humanização na coleta seletiva se deu através da alteração das ferramentas de trabalho, que começou com a Coleta Seletiva sendo feita por caminhões gaiola.


Picture

2006Ceadec participa do Fórum Social Mundial em Caracas

O Ceadec – Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Emprego e Cidadania, a convite da Petrobras, participou do Fórum Social Mundial em Caracas, Venezuela.



Picture

2010Assessoria para a CORESO - FUNASA

2010/2014 - Assessoria para a CORESO - FUNASA
Elaboração e assessoria para execução do Convênio nº 754391/2010 celebrado entre a Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba – CORESO e a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA em todas as suas etapas, desde a elaboração do projeto e planejamento das atividades até a realização dos processos de compra, execução do convênio no Portal de Convênios do Governo Federal e apresentação da prestação de contas. O projeto resultou na aquisição de um caminhão e três veículos triciclos equipados com gaiola que contribuíram com o processo de humanização da coleta seletiva e com a ampliação e manutenção da coleta seletiva nas zonas norte e leste do município de Sorocaba/SP.


Picture

2010Petrobras transforma a Rede Cata-Vida na primeira do estado de São Paulo a ter uma Unidade Industrial

A V Fase do Projeto Cata-Vida vai receber da Petrobras cerca de 1,5 milhões de reais, para transformar os catadores em recicladores, possibilitando a construção de uma Unidade Industrial, onde os catadores a catadoras vão produzir a matéria prima e também tubos para canos de esgoto. A Rede Cata-Vida é a primeira do estado de São Paulo a ter uma Unidade Industrial.



Picture

2011Divisão Polímeros

Início do processo de extrusão de polímeros, na Divisão Polímeros, em Sorocaba, que beneficia também a parceria Inter Redes, fechada entre a Rede Cata-Vida e Reciclamp, de Campinas, e mais recentemente firmada com a Rede Paulista, da capital São Paulo. 


Picture

2012Projeto Cata-Vida – Petrobras

2012/2013 - Projeto Cata-Vida 2012 – Petrobras

O projeto possibilitou a reaplicação da tecnologia social da Rede Cata-Vida em sete novos municípios; a inclusão de 145 catadores nas cooperativas da Rede Cata-Vida; a aquisição de caminhão, prensas, balanças, computadores e impressoras para a Rede Cata-Vida e suas cooperativas integrantes; a realização de cursos de cooperativismo, padronização dos materiais recicláveis, abordagem qualificada junto aos moradores e noções práticas de contabilidade para os catadores das cooperativas; e o cadastramento de 5.586 residências para adesão à coleta seletiva. Os cursos promovidos ao longo do projeto possibilitaram a formação cidadã, a qualificação profissional dos participantes e o aperfeiçoamento do trabalho diário dos catadores e da gestão das cooperativas e da Rede. Também durante esse período foi possível a readequação da logística de comercialização da Rede, visando aperfeiçoar a comercialização conjunta dos materiais, otimizar tempo e reduzir custos no transporte dos materiais, que demonstrou o amadurecimento da vivência e do trabalho em Rede pelas organizações dos catadores, além da disposição em abrir novas frentes de articulação e parcerias para enfrentar os desafios que estão colocados aos empreendimentos solidários à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Destaca-se ainda a articulação do Ceadec e da Rede Cata-Vida com o CRCA e a Reciclamp, de Campinas, para a constituição do Consórcio Inclusão Produtiva Solidária entre Redes de Catadores visando o fortalecimento da verticalização da coleta seletiva.
 


Picture

2012Programa Limpa Óleo

O Programa Limpa Óleo nasceu em maio de 2012 para alertar a população sobre a importância da separação do óleo residual de fritura e seu destino adequado. O Programa segue a todo vapor, os interessados em doar óleo residual de fritura devem ligar no CEADEC para mais informações: (15) 3232-3667


Picture

2012/ 2015Convênio Senaes/ MTE

2012/ (Atual) - Convênio Senaes/MTE
Execução do Convênio Nº 770832/2012 celebrado entre o CEADEC e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, visando o fortalecimento do trabalho dos catadores e catadoras das cooperativas integrantes da Rede Solidária Cata-Vida, por meio da incubação dos empreendimentos solidários dos catadores e desenvolvimento de processos de articulação e mobilização para inclusão, capacitação e qualificação de novos catadores organizados em cooperativas à Rede. As ações promovidas até o período foram a: realização de Oficina de Nivelamento Conceitual para 100 catadores da Diretoria Ampliada da Rede Cata-Vida; realização de Curso de Capacitação em Economia Solidária, Cooperativismo e Gestão em Rede e de Curso de Capacitação em Padronização dos Materiais Recicláveis, Cadastramento de Residências para a Coleta Seletiva e Abordagem Qualificada junto aos Moradores para 120 novos catadores; atividades sobre organização e limpeza no local de trabalho; atividades de cadastramento de residências à coleta seletiva e treinamento sobre a separação adequada de materiais; produção e distribuição de materiais de comunicação. As ações têm possibilitado que os catadores tenham acesso aos benefícios sociais do Governo Federal e contribuído com a criação do banco de dados da quantidade de catadores atuantes no país. Além disso, promoveu qualificação dos catadores envolvidos para atuarem como multiplicadores nos seus empreendimentos econômicos solidários. 


Picture

2013Contrato de Prestação de Serviços - Prefeitura Municipal de Boituva

2013 - Contrato de Prestação de Serviços de Consultoria Técnica para o desenvolvimento de Programa de Coleta Seletiva Solidária no Município de Boituva - Prefeitura Municipal de Boituva
O contrato de prestação de serviços contemplou ações de mapeamento de catadores não organizados, reuniões e capacitação em cooperativismo; constituição de cooperativa de catadores para a realização da coleta seletiva, curso de capacitação com os catadores da cooperativa para a realização da coleta seletiva porta a porta; elaboração da logística de coleta seletiva, capacitação sobre a separação correta dos materiais recicláveis, lançamento de programa de coleta seletiva solidária. O projeto resultou na constituição da Coopera Boituva - Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Boituva, e no lançamento do Programa de Coleta Seletiva de Boituva. As ações desencadeadas também, junto a assessoria constante promovida, resultaram no domínio pelos cooperados dos processos envolvidos nas atividades de coleta, triagem, beneficiamento e comercialização dos materiais, além do empenho diário no galpão, da baixa rotatividade e do orgulho consciente ao falar com moradores. Além disso, a eficiência da triagem aumentou consideravelmente, favorecendo o incremento da renda. Assim, o projeto possibilitou que a coleta seletiva no município de Boituva tivesse um salto qualitativo e quantitativo.


Picture

2013Ceadec é certificado no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

O Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania – Ceadec recebeu a certificação do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013, pelo desenvolvimento da tecnologia social da Rede Solidária Cata-Vida. A certificação é fruto do reconhecimento do trabalho de organização dos catadores e catadoras de materiais recicláveis em cooperativas e destas em rede solidária. 
O Prêmio é realizado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, a Petrobras, a KPMG Auditores Independentes e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).



Picture

2013/ 2014Contrato de Prestação de Serviços - Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra.

2013/ 2014 - Contrato de Prestação de Serviços de Consultoria Técnica para o desenvolvimento de Programa de Coleta Seletiva Solidária no Município de Araçoiaba da Serra - Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra.
O contrato de prestação de serviços, em execução desde o mês de dezembro de 2013, contempla ações de mapeamento e sensibilização de catadores que atuam de forma não organizada e desempregados, de forma a capacitá-los para o trabalho organizado através de cooperativas; constituição de cooperativa de catadores de materiais recicláveis; promoção de cursos de capacitação para qualificar o trabalho dos catadores no município, abordando temas essenciais como cooperativismo, separação correta dos materiais recicláveis, abordagem junto à população visando sua adesão no processo de coleta, entre outros; acompanhamento e assessoria técnica à cooperativa de catadores; implantação da logística e do roteiro inicial da coleta seletiva no município; lançamento do Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária de Araçoiaba da Serra. As ações desencadeadas têm permitido a organização e a agilidade na coleta seletiva no município e têm garantido visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos catadores e catadoras no município, gerando gradativamente o aumento do número de cooperados e dos materiais recicláveis coletados e comercializados, o incremento na renda e o empoderamento da cooperativa, sob os princípios do cooperativismo e da economia solidária.


Picture

2014Negócios sustentáveis em Redes Solidárias - Escritório Nacional do Cataforte

2014 – (Atual) - Negócios sustentáveis em Redes Solidárias: consórcios para a inclusão socioprodutiva de Catadores e Catadoras de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis no Brasil

O convênio para criação do Escritório Nacional do Projeto Cataforte – Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias foi firmado entre o CEADEC- Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania e a Fundação Banco do Brasil.

Articulado pelo Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), o Escritório Nacional do Cataforte é uma estrutura central na operacionalização e gestão do Projeto Cataforte III, sendo diretamente orientado pelo Comitê Estratégico do Cataforte. O Escritório Nacional também é responsável pelo desenvolvimento, sistematização e monitoramento de metodologias, processos e informações relacionados ao projeto.
O objetivo do Projeto Cataforte III é promover a elaboração, de forma participativa dos produtos, plano de negócios, plano de gestão participativa, plano contábil, plano de logística e plano de engenharia, para cada uma das 33 Redes Solidárias de Cooperativas de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis contempladas no Edital de Seleção Pública SG/PR nº 001/2013. Para isso, o Escritório Nacional do Cataforte conta com uma estrutura composta por técnicos responsáveis por capacitar, orientar e monitorar a atuação das bases de serviços contratadas no âmbito do projeto.


Picture

2015PRÊMIO BNDES: Rede Cata-Vida ganha prêmio nacional

A Rede Solidária Cata-Vida ficou entre as dez ganhadoras do Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária, na categoria Rede de Empreendimentos Econômicos Solidários. A premiação aconteceu no dia 11 de julho, no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul e foi recebida pelo presidente da Rede, Darci Oliveira.

“É muito gratificante ver o trabalho da Rede Cata-Vida sendo reconhecido em prêmios de nível nacional. Acreditamos que a economia solidária é um importante caminho para o combate à exclusão social, à pobreza e degradação ambiental”, disse o presidente.


Picture

2015PRÊMIO: Rede Solidária Cata-Vida é certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil

Pela segunda vez, o Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec) recebeu o certificado de reconhecimento da Rede Solidária Cata-Vida como uma Tecnologia Social, conferido pela Comissão de Certificação da Fundação Banco do Brasil da edição 2015 do Prêmio FBB de Tecnologia Social.
Realizado a cada dois anos, o Prêmio tem como objetivo identificar tecnologias sociais que promovam o envolvimento da comunidade, transformação social efetiva e possibilidade de serem reaplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional. 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À CEADEC | CENTRO DE ESTUDOS E APOIO AO DESENVOLVIMENTO EMPREGO E CIDADANIA ©2016 Desenvolvimento de Sites Qube Design