Notícias

ACRAP da Rede Uniforça é beneficiada em parceria com prefeitura de Recreio MG
04/08/2017

Dar uma destinação ambientalmente adequada aos resíduos sólidos e promover a organização social e econômica dos catadores (as) de materiais recicláveis foi um dos fatores que garantiu a ACRAP- Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Além Paraíba, MG, da Rede Uniforça (Zona da Mata), firmasse parceria com a prefeitura municipal de   Recreio em Minas Gerais.

Entendo a coleta seletiva como uma das prioridades do município, o prefeito de Recreio José Maria de Barros, reativou a usina de reciclagem localizada no distrito de Conceição da Boa Vista, fechada em junho de 2015, e publicou um edital de chamada Publica, na qual a ACRAP  foi contemplada.

 

A parceria

A ACRAP, de Além Paraíba, é a associação de catadores (as) que vai executar os trabalhos de recebimento, seleção e comercialização, dos materiais recicláveis dentro da Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de Recreio.

Ficou acordado o repasse mensal de recursos financeiros no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais), perfazendo o valor global estimado em R$ 144.000,00(cento e quarenta e quatro mil reais) no ano, por parte da Prefeitura. 

Dentro do acordo também estão contemplados cessão de uso dos equipamentos dentro da usina que são: 01 prensa (acima de 10 toneladas, 01 elevador de carga com capacidade 300kg, 01 paleteira e uma balança com capacidade mínima para pesar 300 kg.

Também será cedido pela prefeitura um caminhão, motorista e auxiliares para realização da coleta seletiva.

 

Primeiros passos

 Para a prefeitura de Recreio esse é primeiro passo para uma grande vitória. Reativar a Usina, agora com a ACRAP é garantir que o trabalho de coleta seletiva no município seja feito através de um processo inclusivo, dentro do cooperativismo, ampliando o compromisso do poder público com as diretrizes da PNRS no que diz respeito a gestão dos resíduos sólidos com inclusão dos catadores (as).

Trabalhar a gestão dos resíduos sólidos atrelada a inclusão social e as práticas do cooperativismo como políticas públicas é o caminho para uma experiência exitosa, porque garante não apenas melhoria na renda dos catadores e catadoras, mas também uma melhora na qualidade de vida da população.

Para a prefeitura de Recreio melhorar a qualidade de vida da população é papel do poder público e o trabalho dos catadores (as) é fundamental dentro desse processo.

 

Capacitação que fortalece

Compreender temas importantes como autogestão, práticas de cooperativismo, direitos e deveres dentro do local de trabalho, são importantes instrumentos para garantir o fortalecimento da associação e seus associados.

Pensando nisso o projeto firmado com a ACRAP também prevê uma importante parceria  com o IFE Sudeste - Instituto Federal de Educação, Campus Juiz de Fora MG para garantir a capacitação dos catadores (es) em gestão, empreendedorismo, segurança no trabalho e saúde.

 

Educação Socioambiental

O apoio da população dentro do processo de coleta seletiva é primordial para o sucesso do projeto. Por isso uma das metas do projeto é a realização permanente de  Educação Ambiental nas Escolas, CRAS, Posto de Saúde, Igrejas, além de campanhas no rádio.

 

 

O Cataforte III

Danilo Francisco da Silva, assessor da ACRAP e um dos responsável pela realização da parceria destaca  a participação do Cataforte III nesse processo, uma vez que a ACRAP faz parte da Rede Uniforça (Zona da Mata) e afirma que será parceiro do projeto dentro do município.

“Meu primeiro contato com o Cataforte foi através do Moises Leão  (assessor regional do Ceadec/Escritorio Nacional), na sede da ACRAP, e ainda estávamos articulando o nosso projeto”, declara Danilo.  “Hoje o nosso projeto é uma realidade e agora queremos contar com o total apoio do Ceadec/Cataforte, para desenvolvimento exitoso deste projeto”.

Para Danilo são projetos que caminham na mesma direção, a do fortalecendo dos EES, formando um círculo virtuoso que é cuidar  do meio ambiente, promover a coleta seletiva, garantir o fortalecimento dos catadores e catadoras  diminuindo as diferenças sociais criando a inserção social de pessoas excluídas, garantindo trabalho e geração de renda para grupos organizados de trabalhadores.

A ACRAP, também conta com parceiros importantes além da  prefeitura de Recreio e do IFE Sudeste, a Tetra Pak e a Brookfield, construtora da UHE Barra do Braúna ,que já está em negociação com a prefeitura e  tem interesse em apoiar projetos sustentáveis no município, para geração de emprego e renda.

 

 A ACRAP

A ACRAP— Associação dos Catadores de Recicláveis de Além Paraíba, nasceu em junho de 2012 com a participação de 20 catadores (as), com o apoio da empresa Compromisso Ambiental e da Prefeitura de Além Paraíba, dentro do Programa de Coleta Seletiva Municipal.

 Para realização dos trabalhos de coleta seletiva no município, a  ACRAP recebeu da empresa Compromisso Ambiental, entre eles: seis carrinhos, sete garrafões para garrafas PET e uma prensa para que seja facilitado o trabalho dos catadores. A Prefeitura Municipal doou um caminhão para a coleta seletiva e também conseguiu para a entidade o galpão de sua sede, na antiga oficina da Rede Ferroviária.

Hoje a ACRAP faz parte da Rede Uniforça (Zona da Mata), uma das 33 Redes do CATAFORTE III, e conta com 11 catadores (as).

 

A Rede Uniforça (Zona da Mata)

Embora o tema da criação da Rede UNIFORÇA (Zona da Mata) já faça, há algum tempo, parte das discussões dos empreendimentos que integram a região. foi a partir do início do CATAFORTE III, quando da constituição do Conselho Gestor da Rede Zona da Mata, que essa discussão ganhou mais força. 

Quando da constituição do Conselho Gestor, foram tratadas as perspectivas e alguns dos desafios envolvidos na criação e consolidação da Rede, tendo sido definido o nome da Rede, que passou a denominar-se Rede UNIFORÇA.

Importante lembrar que a Rede foi dividida em três polos, considerando a distância geográfica e a facilidade de comunicação entre os grupos. Tal agrupamento de municípios que hoje integram a Rede, são organizados nos seguintes polos: Juiz de Fora, Manhumirim e Cataguases.

Para o trabalho junto aos polos da Rede foram indicados pelas lideranças do MNCR, com o respaldo dos demais catadores e catadoras dos Empreendimentos Econômicos Solidários, três catadores(as) mobilizadores(as), indicação essa ratificada quando do encontro para eleição do Conselho Gestor da Rede Zona da Mata em meados de junho/2015.

Atualmente, a Rede UNIFORÇA compreende 15 empreendimentos econômicos solidários de catadores e catadoras da região Zona da Mata de Minas Gerais. Conta com 197 catadores e catadoras nas seguintes cidades: Juiz de Fora, Matias Barbosa, Santos Dumont, Manhumirim, Simonésia, Urucânia, Viçosa, Além Paraíba, Cataguases, Leopoldina, Muriaé e Ubá.

 

Mais Notícias Ver tudo
Mobilização e Protesto
11/08/2017
Redes apresentam seus Planos de Negócios para representantes do Banco do Brasil
10/08/2017
Em oficina, catadores (as) discutem Cadeia Produtiva da Reciclagem
09/08/2017
Seminário Nacional do Cataforte III: Negócios sustentáveis, economia solidária e renovação na reciclagem foram os temas do 2º dia de evento
08/08/2017
Começa o Seminário Nacional do Cataforte III
07/08/2017
ACRAP da Rede Uniforça é beneficiada em parceria com prefeitura de Recreio MG
04/08/2017
CATA PB APRESENTA SUA EXPERIÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO
28/07/2017
Conlurb abre credenciamento e indicação para novos conselheiros
20/07/2017
Seminários Regionais do CATAFORTE: Ampliando Saberes
05/07/2017
Em BH, Cataforte encerra 1ª etapa de Seminários Regionais
30/06/2017
Cataforte em BH: Painéis apresentam Planos de Negócios e Práticas de Referência das Redes
29/06/2017
Cataforte reúne Redes de Minas e Rio de Janeiro no 5º Seminário Regional
28/06/2017
Apresentação do Cataforte III em Bogotá
12/06/2017
Rede Reccamto promove VII Encontro dos Catadores (as) do Tocantins
24/06/2017
Cataforte encerra 4º Seminário
23/06/2017
Cataforte em Curitiba – Redes apresentam seus Planos de Negócios
22/06/2017
Cataforte promove o 4º Seminário Regional em Curitiba
21/06/2017
Cataforte finaliza Seminário em SP com debate sobre Comercialização em Redes e Inter Redes e Prestação de Serviços
14/06/2017
Segundo dia seminário do CATAFORTE em São Paulo: valorização e troca de saberes
13/06/2017
Cataforte realiza o terceiro seminário com as Redes de São Paulo
12/06/2017
Cataforte termina seminário em Salvador com apresentação de Experiências Exitosas das Redes
10/06/2017
Cataforte segue suas atividades no segundo dia de seminário em Salvador
09/06/2017
Redes do Nordeste se reúnem em Salvador para o Seminário Regional do Cataforte
08/06/2017
Representantes do Cataforte visitam a CAEC
07/06/2017
Redes do Rio se reúnem para criação do Fórum Estadual dos Catadores
28/04/2017
Minas Gerais e Rio de Janeiro : Negociação Inter Redes garante venda do papel direto com a indústria
27/04/2017
Intercambio entre Redes fortalecem as ações do Cataforte
27/04/2017
Cataforte promove o primeiro Seminário Regional
07/04/2017
DF recebe o primeiro Seminário Regional do Cataforte III
06/04/2017
Curso de Capacitação para implantação do Sistema do Sistema Informatizado de Controle e Monitoramento do Projeto CataforteIII
29/03/2017
PARTE I : Curso de Capacitação para Implementação do Sistema Informatizado de Controle e Monitoramento do Projeto Cataforte III
27/03/2017
Cooperagir e o merecido reconhecimento pelos serviços prestados ao município de Marechal Candido Rondon
23/03/2017
Goiás e Distrito Federal - Catadores (as) da Uniforte e Rede Alternativa realizam intercâmbio
08/03/2017
CEADEC elege nova diretoria
02/03/2017
Catadores (as) de materiais recicláveis podem ficar fora do Carnaval no Sambódromo do Rio
22/02/2017
Redes do Rio de Janeiro são homegeadas por atuação nos jogos Olímpicos e Paralímpicos
23/12/2016
Parceria entre Reciclamp e FBB deve aumentar em 70% a coleta no centro de Campinas
19/01/2017
Poema escrito pela Catadora Nati Tonelo da Associação dos Recicladores Esperança - Florianópolis - SC
10/01/2017
Boas Festas!!!!
23/12/2016
BH é palco da 7ª edição da ExpoCatadores
01/12/2016
Mulheres são a maioria entre catadores e catadoras de materiais recicláveis
17/10/2016
VISITA EES: Empreendimentos Solidários da Rede Cata-Vida visitam a Divisão Polímeros e Óleo
03/10/2016
CEADEC, Rede Cata-Vida e Coreso recebem homenagem na Câmara de Sorocaba
19/09/2016
SAIU NA MÍDIA: Cooperativa transforma lixo em material orgânico em Ribeirão Grande
03/10/2016
Rede Alternativa do Distrito Federal realiza intercâmbio em Sorocaba
03/10/2016
SOLIDARIEDADE: Alunos de Administração da Etec de Salto de Pirapora realizam diversas melhorias estruturais na Coresp
03/10/2016
BALANÇO ECOLÓGICO: Rede Cata-Vida preservou mais de dez milhões de litros de água, neste ano
09/11/2016
COMDEMA 2016/ 2017: CEADEC toma posse no COMDEMA de Sorocaba
19/09/2016
SEMINÁRIO: Escritório Nacional do Cataforte participa de Seminário Internacional de Coleta Seletiva Inclusiva
03/10/2016
DIA DAS MULHERES: Ceadec e Rede Cata-Vida promovem palestra sobre Empoderamento Feminino, nas cooperativas
03/10/2016
PRÊMIO: Rede Solidária Cata-Vida é certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil
03/10/2016
VACINAÇÃO: Catadores da Cooperarcanjo recebem vacinação
03/10/2016
MULHERES EM DESTAQUE 2015: Presidenta do CEADEC recebe prêmio
08/06/2016
PARCERIA: Rede Cata-Vida e Ceadec apóiam a criação de uma rede de comercialização no Vale do Ribeira
30/05/2016
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À CEADEC | CENTRO DE ESTUDOS E APOIO AO DESENVOLVIMENTO EMPREGO E CIDADANIA ©2016 Desenvolvimento de Sites Qube Design