REDE ANASTÁCIA: Reciclador Solidário comemora parceria com prefeitura de Águas de São Pedro


“Tudo começou com um grande desafio, que hoje, em tão pouco tempo, já se apresenta como uma grande conquista”, declara   Ednalva Inês Correa Souza, presidente da Reciclador Solidário.

Ednalva comemora o resultado da recente parceria fechada entre a Prefeitura de Águas de São Pedro e a Reciclador Solidário, de Piracicaba, onde a cooperativa foi contratada para realizar a coleta seletiva no município.

A coleta seletiva dos recicláveis está sendo feita nas residências e comércios de Águas de São Pedro uma vez por semana. “A coleta iniciou na segunda semana do mês de setembro, e num município com cerca de 3 mil habitantes coletamos em 3 dias mais de 6 toneladas, estamos felizes, comemorando o sucesso do primeiro mês de parceria com a Prefeitura de Águas de São Pedro e apostando em futuras parcerias com outras prefeituras, acreditamos na força do nosso trabalho  e temos a certeza que vamos colher muitos e bons frutos”.


A parceria

 Desde  setembro os moradores (as) do município de Águas de São Pedro contam com a coleta seletiva dos materiais recicláveis graças a uma parceria realizada entre Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos e a Reciclador Solidário.

A coleta está sendo realizada pelos catadores (as) da Reciclador Solidário de porta em porta em toda a cidade, sempre às terças-feiras, a partir das 7h.

 “Esse dia da semana ficará reservado exclusivamente para a coleta seletiva, ou seja, o lixo orgânico não será recolhido”, informou o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Alex Sandro Leme.

A administração pública também ficou responsável em informar e orientar à população sobre o novo sistema de coleta por meio de carro de som e materiais de divulgação.

Os catadores (as) da Reciclador Solidário também realizaram uma abordagem qualificada junto ao comércio local informando aos comerciantes sobre o funcionamento do trabalho e quais os materiais deveriam ser separados e a melhor forma de acondicionar os mesmos.

Essa ação ocorreu em parceria entre a ACASP – Associação Comercial de Águas de São Pedro e Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos do município.

O Prefeito de Águas de São Pedro, Paulo Barbosa, demostrou satisfação com a parceria "A coleta seletiva é um compromisso de campanha, uma ação que sempre tive a certeza de que vingaria em Águas de São Pedro, pela sua pouca extensão territorial. Além do respeito e cuidado com o meio ambiente, levamos sim em consideração a questão da economia gerada no descarte do lixo orgânico onde, estimamos até o final do mandato diminuir em 75% os gastos com transporte e destinação."

O contrato da Prefeitura de Águas de São Pedro com a Reciclador Solidário terá duração de 12 meses. Para executar os serviços de coleta a cooperativa vai receber por mês o valor de R$ 9.600,00.

 

A Reciclador Solidário e o Cataforte

 A Reciclador Solidário de Piracicaba faz parte da Rede Anastácia, uma das 33 Redes do Projeto Cataforte III.

Ednalva fala da importância do Cataforte no fortalecimento da Rede Anastácia e dos EES pertencentes a mesma.

“O Cataforte representa muito para a Anastácia, nossa Rede foi constituída dentro do projeto e isso fortaleceu muito nossos EES”. “Nossa Rede cresceu muito dentro do Cataforte, eu como mobilizadora participei ao longo do projeto de muitas oficinas, adquiri muito conhecimento e levei muita informação para nossa base”. “Hoje conquistamos um grande sonho, não só da Reciclador Solidário mas de todos os EES da Rede Anastácia que é prestar serviços para uma prefeitura, e ser remunerado por esse trabalho, nós sonhamos juntos, acreditamos no nosso trabalho e conquistamos”, conclui.