REDE CATA PB - FORTALECIMENTO: Catadores da Paraíba avançam e formalizam sua Rede de Comercialização

Os catadores (as) Paraíba deram um importante passo para o fortalecimento de 14 EES do Estado quando, no dia 17 de agosto, durante assembleia, aprovaram estatuto e elegeram a diretoria de sua Rede de comercialização conjunta, a Cata PB.

O Projeto Cataforte III foi a mola propulsora para o avanço da formalização da Rede Cata PB, que foi idealizada pelos catadores/as e apoiadores locais, durante o Cataforte II, que visualizaram o potencial dos empreendimentos quando organizados em REDE.

A assembleia foi realizada na Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Cotramare), em Campina Grande, agora também sede da Rede Cata PB.

A documentação agora está de posse da Base de Serviços, dentro do Cataforte III, Cáritas Brasileira Regional Nordeste 02, para ser entregue a JUCEPB - Junta Comercial do Estado da Paraíba, para a formalização jurídica. 






O Fortalecimento dos Empreendimentos  atuando em  Rede

 

Quando as organizações de catadores (as) atuam de forma isolada na comercialização, acabam se tornando dependentes dos atravessadores devido a dificuldade de acumular uma quantidade suficiente de materiais para vender direto às empresas recicladoras. Isto fatalmente acarreta na venda de materiais a baixos preços, gerando, em consequência, baixa renda aos catadores (as).

Desenvolvendo o trabalho em forma de uma rede e não isoladamente, os catadores (as) conseguem atingir uma produção em escala, chegando direto na indústria, atingindo assim preços maiores e mais justos na venda dos materiais.

Outro fator importante, que vale destacar e que fortalece a organização dos EES em Rede é a   Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Para a articuladora do Regional NE2, Márcia Medeiros, com a personalidade jurídica, os catadores terão acesso a negócios mais vantajosos financeiramente, escoando diretamente aos fornecedores o material captado nas associações e cooperativas. “Além de oportunidade de mercado, passando do local para o regional, com maior rastreabilidade, a Rede Cata PB terá condições de acessar as políticas públicas e prestar serviços”.

 

 Catadores (as) protagonistas das organizações e da gestão da Rede

A Rede Cata PB foi construída num processo participativo que valoriza e respeita a autonomia dos catadores e seus empreendimentos.

Os protagonistas das organizações e da Rede são os próprios catadores (as), ou seja, a autogestão que é fundamental para o empoderamento da Rede  é feita com a participação de todos (as) e isso garante o fortalecimento das bases na busca pela sustentabilidade econômica e social. E foi com base nesses pilares que os catadores (as) da Cata PB aprovaram seu Estatuto social e elegeram sua diretoria.

 A presidenta eleita, Esraelita Florêncio, da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pombal, no sertão do Estado. Juntamente com ela, foram eleitos também o diretor secretário, Leandro Andrade, o diretor tesoureiro, Luiz Oliveira, e o conselho fiscal, composto por Aline Barros, Maria de Lourdes e Lucicleide Henrique.

 “Além da experiência de Campina Grande, onde 05 empreendimentos já comercializavam alguns materiais conjuntamente, em diversos eventos do Cataforte tivemos a oportunidade de conhecer importantes experiências de sucesso de Redes de outros Estados que avançaram e muito após a união dos empreendimentos”, declarou Esraelita. “Vivemos hoje essa realidade na Cata PB, pra nós um momento único e importante, nossa autoestima melhorou, nossa garra e força de vontade aumentaram, sabemos que nada é fácil, mas trabalhar coletivamente é bem melhor”. “A gente só conhecia a figura do atravessador e agora estamos nos preparando para vender nossos materiais diretamente para a indústria, isso é muito gratificante”, conclui Esraelita.

 Esse é o resultado do processo de construção do Plano de Negócios Sustentáveis, onde a oportunidade definida e construída pelos/as catadores/as da Paraíba é a Comercialização Conjunta dos materiais recicláveis.

 


Colaboração e Fotos Assessoria de Comunicação do Regional NE2