REDE MOVIMENTO - Catadores de Volta Redonda comemoram contrato com Prefeitura



Duas cooperativas pertencentes a Rede Movimento do Rio de Janeiro, a Folha Verde e Cidade do Aço de Volta Redonda assinaram, no dia 29 de setembro, contrato com a Prefeitura Municipal para prestação de serviços de coleta, transporte e triagem dos materiais recicláveis da cidade.

Dentro do contrato com validade por 12 meses, os catadores e catadoras vão receber pelos serviços prestados o valor de R$ 625,00, por tonelada, além do valor da comercialização dos materiais.

“Estamos comemorando”, declara Euvaldo Luiz Santana, presidente da Folha Verde. “Esse contrato fortalece nossa autogestão e foi resultado de muita negociação com o poder público”. “Hoje temo uma boa relação com a prefeitura, através do prefeito Samuca Silva e seu Secretariado, nós mostramos a seriedade do nosso trabalho e conquistamos o reconhecimento do poder público”.


As negociações

As negociações começaram ainda na transição de governos, onde o atual prefeito Samuca Silva, assinou uma carta de compromisso afirmando que cumpriria a Lei 12.305/2010 no que diz respeito a inclusão sócio produtiva dos catadores (as) via contratação direta das cooperativas.

Além dos representantes das cooperativas e da prefeitura, participaram ativamente das discussões representantes da incubadora popular da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Defensoria Pública da União (Núcleo Volta Redonda) e da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE-RJ).

“Todos esses parceiros foram imprescindíveis para a realização desse contrato, eles acreditaram no nosso trabalho e nós agradecemos”, declara Euvaldo.

A Prefeitura de Volta Redonda quer que essa experiência com as duas Cooperativas seja uma  referência na temática, atendendo os preceitos sociais e ambientais da política pública de tratamento ambientalmente adequado de resíduos sólidos.

 

O Cataforte e o empoderamento dos catadores (as)

 

“A participação dos empreendimentos no Cataforte traz um empoderamento para nós catadores (as), digo que o Cataforte é multiplicador de conhecimento, de informações, quando a gente se apodera do conhecimento e vai à luta as conquistas acontecem”, afirma Euvaldo. “Entendemos que nosso fortalecimento passa pela nossa participação ativa em conselhos, audiências públicas, seminários, capacitações”. “Hoje sou mobilizador dentro do projeto, e além dos Seminários do Cataforte estou sempre participando de reuniões e eventos relacionados as lutas históricas dos catadores(as)”.

Euvaldo também é presidente da Rede Cata Sul e conselheiro do Conselho de Economia Solidária Estadual do Rio de Janeiro.

 

A Rede Movimento

 

A Rede Movimento é fruto do processo de mobilização que o Movimento Nacional dos(as) Catadores(as) de Materiais Recicláveis do Estado Rio de Janeiro – MNCR/RJ vem desenvolvendo a partir de encontros estaduais, regionais e municipais com as suas bases orgânicas. 

A intenção das organizações de catadores(as) com essa iniciativa foi a de realizar uma comercialização em escala, estabelecendo uma relação de independência dos atravessadores, utilizando-se da atuação conjunta na produção, triagem, além da busca de parcerias públicas e privadas, de forma organizada e cooperativa.

A Coordenação do MNCR/RJ realizou um conjunto de visitas, reuniões e encontros com lideranças de cooperativas e associações de catadores (as) de todo o estado, resultando na adesão de vários empreendimentos econômicos solidários à Rede. A adesão desses empreendimentos foi motivada pela compreensão de que, no novo contexto trazido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, é fundamental que as organizações de catadores(as) atuem em conjunto, seja nas questões relacionadas à organização da produção e comercialização dos resíduos, seja na discussão e construção de acordos e parcerias com instituições públicas e privadas.

A construção da Rede permitiu que os empreendimentos ligados ao MNCR/RJ passassem a convergir seus objetivos, construindo estratégias de atuação em conjunto, circulando e trocando informações e discutindo formas de relação com os outros atores que atuam na cadeia da reciclagem. A realização de encontros possibilitou observar a disparidade entre os valores pagos pelos materiais recicláveis nas diferentes regiões do estado e mesmo no município. Questões como esta têm exigido o estabelecimento de outra postura dos empreendimentos da Rede, sejam internas ou externamente às suas organizações.

Desse trabalho e convivência entre os empreendimentos participantes, sugiram as primeiras parcerias comerciais estabelecidas entre as organizações de catadores(as) do estado do Rio de Janeiro, o que permitiu aumentar o valor de venda da tonelada de alguns materiais recicláveis.

A Rede Movimento adotará como princípios norteadores das suas atividades a representação das cooperativas integrantes da Rede, assim como dos(as) catadores(as) não organizados do Estado do Rio de Janeiro. Para isso, formará um núcleo central onde concentrará todas as informações das cooperativas da Rede. Servirá de apoio às cooperativas para as negociações com os municípios relativas a contratação dos empreendimentos para prestação dos serviços de coleta e destinação final dos recicláveis. Atuará na articulação de contratos onde seja necessária uma representação única para atender demandas do setor privado com a logística reversa.

Atualmente, a Rede Movimento é composta por 35 empreendimentos filiados, com 674 catadores e catadoras, abrangendo os municípios de Nilópolis, Duque de Caxias, Mesquita, Campos dos Goytacazes, Angra dos Reis, Resende, Mesquita, Arraial do Cabo, Petrópolis, Rio de Janeiro, Magé, Niterói, Cabo Frio, Itaguaí, São João de Meriti, Barra Mansa, Volta Redonda, Itaboraí, São Gonçalo, Paraty, São Pedro da Aldeia, Maricá e São Fidelis.