REDE RECICLAMP - Reciclamp e Prefeitura de Campinas: Há 3 anos parceria de sucesso

Desde a sua fundação em 2008, a Reciclamp de Campinas, em São Paulo, busca garantir a sustentabilidade e consolidar os empreendimentos econômicos solidários que pertencem a Rede. Ao longo desse período a Reciclamp vem alcançando resultados significativos.

Uma das principais conquistas da Reciclamp foi a parceria com a Prefeitura de Campinas. Com as oportunidades geradas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, no que diz respeito a contratação dos catadores (as) como prestadores de serviços de coleta seletiva nos municípios, a Reciclamp oficializou em  2014, um contrato com a Prefeitura para coleta e triagem dos materiais recicláveis do município de forma remunerada. O contrato ficou estipulado em R$ 301,62 por tonelada coletada, e R$ 330,50 por tonelada triada, sendo reajustado de 12 em 12 meses.

O contrato foi firmado pela Cooperativa Antonio da Costa Santos, para coleta e triagem dos materiais recicláveis provenientes de um condomínio de Campinas. Fundada em 2001, o EES é um dos mais antigos da Reciclamp e conta com 40 cooperados e possui um galpão de 750 m2 em um espaço de 2.000 m2, cedido em 2013 pela prefeitura com concessão de posse por quinze anos.

Valdecir Aparecido Viana, presidente da Reciclamp destaca que esse contrato firmado com a Prefeitura de Campinas foi pioneiro nesse formato de contratação de prestação de serviços: “Temos um contrato com zero assistencialismo, todo o trabalho que realizamos é fiscalizado, medido, prestado conta, e os repasses são feitos de acordo com o nosso trabalho, então vejo isso como pioneirismo, e é isso que queremos, sermos pagos pelos serviços que prestamos”. “Temos um conceito solidário de atuação, mas temos a convicção que estamos num negócio e precisamos agir como tal, olhando a questão como um negócio, estando atento ao mercado e isso é o que garante a sustentabilidade que precisamos para avançar ainda mais, sempre com os pés no chão”, continua.

“Construímos uma parceria de sucesso com o poder público que já dura 3 anos, temos convicção que essa é a melhor forma de contratação de prestação de serviços e estamos à disposição de outras Redes ou EES para discutirmos e mostrarmos quais foram os caminhos, os erros e acertos para chegarmos nesse formato de contratação que julgamos ser a mais acertada, que atende de forma profissionalizada o poder público, empresas privadas, geradores coletivos e a população em geral”, finaliza.


            


Pioneirismo na relação Inter Redes


Para avançar no processo de organização a Rede Reciclamp e a Rede Cata Vida de Sorocaba, no ano de 2013, numa iniciativa pioneira, colocaram em prática a primeira experiência de trabalho conjunto entre Redes de Catadores no país. 

Desta forma, os polímeros coletados pelas cooperativas integradas às Redes Reciclamp e  Cata-Vida, são processados na Divisão Polímeros da Rede Cata-Vida em Sorocaba e comercializados coletivamente.

O objetivo é aumentar a quantidade dos materiais beneficiados, ocupar a capacidade produtiva da fábrica de plástico, fortalecer os empreendimentos solidários e torná-los competitivos no mercado da reciclagem, melhorando, em consequência, a renda dos/as catadores/as envolvidos/as. 

Essa atuação Inter Redes tem proporcionado uma gestão compartilhada da Unidade de Beneficiamento, envolvendo não apenas a comercialização conjunta dos materiais, mas todos os aspectos da gestão – financeiros, administrativos, operacionais, entre outros.  


Parcerias com setor público e privado

 

A Reciclamp é incansável no trabalho de articulação de parcerias com o poder público, com organizações do terceiro setor, com instituições de ensino e empresas privadas por meio da logística reversa, sempre atenta a oportunidade de buscar a sustentabilidade dos EES da Rede.

Entre os importantes parceiros a Reciclamp destaca: Contabilize – Escritório de Contabilidade; Governo Federal; Banco do Brasil; Empresas Apoiadoras do Cataforte; Tetra Pak; Colepav ; UNIMED; Prefeitura de Campinas; BNDES; Polícia Ambiental, Puc Campinas (Programa de Extensão Universitária); Profissionais Especialistas Voluntários.

 A Rede também realiza coleta em empresas privadas e condomínio de forma remunerada. A Reciclamp coleta os materiais recicláveis, recebendo por esse serviço e distribui entre EES da Rede para triagem, enfardamento e comercialização desse material.

Como destaque estão além da Prefeitura de Campinas, Banco do Brasil; Hospital Vera Cruz; Unimed Campinas; Empresa de Correios e Telégrafos; Petrobrás (REPLAN); Condomínio Residencial Moinho de Vento; Clube de Campo de Valinhos; Condomínio San Conrado.



 

CRCA

A Reciclamp e seus EES foram incubadas pelo CRCA -  Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo , e continuam recebendo de seus membros importante apoio à organização, ao fortalecimento, a capacitação continuada dos catadores (as), na elaboração de projetos e na busca constante de parceiros para garantir a sustentabilidade da Rede. 


Cataforte III e a troca de saberes

“O Cataforte proporciona uma integração com outras Redes, isso trouxe um crescimento muito importante para a Reciclamp, e colocou a gente em outro patamar de conhecimento, essa é uma experiência muito positiva e que a gente não perde mais”, destaca Valdecir.

Valdecir também ressalta que o Plano de Negócio Sustentáveis da Rede no Cataforte está voltado para  ampliação da contração de serviços prestados de coleta e destinação dos resíduos sólidos.

A Reciclamp pretende ampliar a prestação de serviços em coleta, triagem e destinação de resíduos tanto para o poder público, como para grandes geradores como empresas e condomínios residenciais e comerciais.


História


A Reciclamp é uma cooperativa de 2º grau que foi constituída em setembro de 2008. Atualmente é composta por 4 EES, todos situados na cidade de Campinas-SP e conta com 145 catadores e catadoras. A Reciclamp foi criada inicialmente para comercializar os materiais dos empreendimentos econômicos solidários associados. No entanto, expandiu sua atuação e realiza também coleta seletiva em grandes geradores. Vale ressaltar que a Rede conta com a “Reciclamp logística”, que tem por finalidade a proposição de roteiros para os caminhões de coleta, levando em conta a relação custo/benefício para estabelecer seus clientes.

A Rede tem como objetivos sociais: o exercício de suas atividades laborativas ou profissionais com proveito comum; autonomia e autogestão para obter melhor qualificação, renda e situação socioeconômica; promover o desenvolvimento das cooperativas em seus aspectos tecnológicos, gerenciais e condições gerais de trabalho mediante o estímulo à prática do cooperativismo e associativismo. 

Entre suas conquistas estão o CATAFORTE II - Logística Solidária, que permitiu a aquisição de caminhão e plataformas que facilitaram as vendas e o escoamento dos materiais recicláveis. A Rede foi contemplada também no projeto CATAFORTE III - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias.