REDE UNIFORÇA (ZONA DA MATA) - ACRAP da Rede Uniforça é beneficiada em parceria com prefeitura de Recreio MG

Dar uma destinação ambientalmente adequada aos resíduos sólidos e promover a organização social e econômica dos catadores (as) de materiais recicláveis foi um dos fatores que garantiu a ACRAP- Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Além Paraíba, MG, da Rede Uniforça (Zona da Mata), firmasse parceria com a prefeitura municipal de   Recreio em Minas Gerais.

Entendo a coleta seletiva como uma das prioridades do município, o prefeito de Recreio José Maria de Barros, reativou a usina de reciclagem localizada no distrito de Conceição da Boa Vista, fechada em junho de 2015, e publicou um edital de chamada Publica, na qual a ACRAP  foi contemplada.

 

A parceria


 A ACRAP, de Além Paraíba, é a associação de catadores (as) que vai executar os trabalhos de recebimento, seleção e comercialização, dos materiais recicláveis dentro da Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de Recreio.

Ficou acordado o repasse mensal de recursos financeiros no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais), perfazendo o valor global estimado em R$ 144.000,00(cento e quarenta e quatro mil reais) no ano, por parte da Prefeitura. 

Dentro do acordo também estão contemplados cessão de uso dos equipamentos dentro da usina que são: 01 prensa (acima de 10 toneladas, 01 elevador de carga com capacidade 300kg, 01 paleteira e uma balança com capacidade mínima para pesar 300 kg.

Também será cedido pela prefeitura um caminhão, motorista e auxiliares para realização da coleta seletiva.

 

Primeiros passos

 

Para a prefeitura de Recreio esse é primeiro passo para uma grande vitória. Reativar a Usina, agora com a ACRAP é garantir que o trabalho de coleta seletiva no município seja feito através de um processo inclusivo, dentro do cooperativismo, ampliando o compromisso do poder público com as diretrizes da PNRS no que diz respeito a gestão dos resíduos sólidos com inclusão dos catadores (as).

Trabalhar a gestão dos resíduos sólidos atrelada a inclusão social e as práticas do cooperativismo como políticas públicas é o caminho para uma experiência exitosa, porque garante não apenas melhoria na renda dos catadores e catadoras, mas também uma melhora na qualidade de vida da população.

Para a prefeitura de Recreio melhorar a qualidade de vida da população é papel do poder público e o trabalho dos catadores (as) é fundamental dentro desse processo.

 

Capacitação que fortalece

 

Compreender temas importantes como autogestão, práticas de cooperativismo, direitos e deveres dentro do local de trabalho, são importantes instrumentos para garantir o fortalecimento da associação e seus associados.

Pensando nisso o projeto firmado com a ACRAP também prevê uma importante parceria  com o IFE Sudeste - Instituto Federal de Educação, Campus Juiz de Fora MG para garantir a capacitação dos catadores (es) em gestão, empreendedorismo, segurança no trabalho e saúde.

 

Educação Socioambiental

 

O apoio da população dentro do processo de coleta seletiva é primordial para o sucesso do projeto. Por isso uma das metas do projeto é a realização permanente de  Educação Ambiental nas Escolas, CRAS, Posto de Saúde, Igrejas, além de campanhas no rádio.

 

 

O Cataforte III


Danilo Francisco da Silva, assessor da ACRAP e um dos responsável pela realização da parceria destaca  a participação do Cataforte III nesse processo, uma vez que a ACRAP faz parte da Rede Uniforça (Zona da Mata) e afirma que será parceiro do projeto dentro do município.

“Meu primeiro contato com o Cataforte foi através do Moises Leão  (assessor regional do Ceadec/Escritorio Nacional), na sede da ACRAP, e ainda estávamos articulando o nosso projeto”, declara Danilo.  “Hoje o nosso projeto é uma realidade e agora queremos contar com o total apoio do Ceadec/Cataforte, para desenvolvimento exitoso deste projeto”.

Para Danilo são projetos que caminham na mesma direção, a do fortalecendo dos EES, formando um círculo virtuoso que é cuidar  do meio ambiente, promover a coleta seletiva, garantir o fortalecimento dos catadores e catadoras  diminuindo as diferenças sociais criando a inserção social de pessoas excluídas, garantindo trabalho e geração de renda para grupos organizados de trabalhadores.

A ACRAP, também conta com parceiros importantes além da  prefeitura de Recreio e do IFE Sudeste, a Tetra Pak e a Brookfield, construtora da UHE Barra do Braúna ,que já está em negociação com a prefeitura e  tem interesse em apoiar projetos sustentáveis no município, para geração de emprego e renda.

 

 A ACRAP

 

A ACRAP— Associação dos Catadores de Recicláveis de Além Paraíba, nasceu em junho de 2012 com a participação de 20 catadores (as), com o apoio da empresa Compromisso Ambiental e da Prefeitura de Além Paraíba, dentro do Programa de Coleta Seletiva Municipal.

 Para realização dos trabalhos de coleta seletiva no município, a  ACRAP recebeu da empresa Compromisso Ambiental, entre eles: seis carrinhos, sete garrafões para garrafas PET e uma prensa para que seja facilitado o trabalho dos catadores. A Prefeitura Municipal doou um caminhão para a coleta seletiva e também conseguiu para a entidade o galpão de sua sede, na antiga oficina da Rede Ferroviária.

Hoje a ACRAP faz parte da Rede Uniforça (Zona da Mata), uma das 33 Redes do CATAFORTE III, e conta com 11 catadores (as).

 

A Rede Uniforça (Zona da Mata)


Embora o tema da criação da Rede UNIFORÇA (Zona da Mata) já faça, há algum tempo, parte das discussões dos empreendimentos que integram a região. foi a partir do início do CATAFORTE III, quando da constituição do Conselho Gestor da Rede Zona da Mata, que essa discussão ganhou mais força. 

Quando da constituição do Conselho Gestor, foram tratadas as perspectivas e alguns dos desafios envolvidos na criação e consolidação da Rede, tendo sido definido o nome da Rede, que passou a denominar-se Rede UNIFORÇA.

Importante lembrar que a Rede foi dividida em três polos, considerando a distância geográfica e a facilidade de comunicação entre os grupos. Tal agrupamento de municípios que hoje integram a Rede, são organizados nos seguintes polos: Juiz de Fora, Manhumirim e Cataguases.

Para o trabalho junto aos polos da Rede foram indicados pelas lideranças do MNCR, com o respaldo dos demais catadores e catadoras dos Empreendimentos Econômicos Solidários, três catadores(as) mobilizadores(as), indicação essa ratificada quando do encontro para eleição do Conselho Gestor da Rede Zona da Mata em meados de junho/2015.

Atualmente, a Rede UNIFORÇA compreende 15 empreendimentos econômicos solidários de catadores e catadoras da região Zona da Mata de Minas Gerais. Conta com 197 catadores e catadoras nas seguintes cidades: Juiz de Fora, Matias Barbosa, Santos Dumont, Manhumirim, Simonésia, Urucânia, Viçosa, Além Paraíba, Cataguases, Leopoldina, Muriaé e Ubá.