CENTRO-OESTE - REDE ALTERNATIVA - DF

A Rede Alternativa das Cooperativas do Distrito Federal, Entorno e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada aos 4 dias do mês de outubro de 2008 e regulamentada no dia 15 de dezembro de 2012.

Tem como âmbito de atuação: a defesa, o apoio, a comercialização e a capacitação de catadores(as) para coleta, transporte, transformação em produto final e artesanal. Atua no Distrito Federal, Entorno e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE.

O principal objetivo da Rede Alternativa é a valorização do(da) catador(a) através de suas cooperativas e associações, mediante o estímulo à prática do associativismo, cooperativismo e da economia solidária, indispensável na garantia de seus resultados.

A Rede Alternativa busca realizar ações e atividades que proporcionem melhores condições de vida e de trabalho para os catadores e catadoras de materiais recicláveis, objetivando a autonomia e autogestão por meio de processos participativos.

 Atualmente, a Rede Alternativa tem como desafios: a infraestrutura operacional; formalização e proteção previdenciárias de seus catadores e catadoras; comercialização conjunta; capacitação e formação dos(as) associados(as) e cooperados(as) da Rede.

Como potencialidades foram identificadas: o início da comercialização conjunta entre os EES; prestação de serviço a grandes geradores atuando diretamente na logística reversa; coleta seletiva solidária; beneficiamento do PP e PEAD para a Rede Alternativa; estrutura, equipamentos e sistema de transporte; formalização e capacitação e; fim do lixão da Estrutural no Distrito Federal.

A ação da Rede Alternativa abrange os municípios de Brasília, Candangolândia, Ceilândia, Sobradinho, Estrutural, Varjão, Santa Maria e Riacho Fundo, no Distrito Federal, e os municípios de Águas Lindas, Valparaíso de Goiás e Formosa, no Estado de Goiás. Conta com 13 empreendimentos e 1228 catadores e catadoras.

 

FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.