CENTRO-OESTE - REDE CENTCOOP - DF

Em 1999, ocorreu o primeiro Encontro Nacional de Catadores(as) de Papel, quando surgiu o Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (MNCR). Em junho de 2001, este ainda incipiente movimento organizou o primeiro Congresso Nacional dos(as) Catadores(as) de Materiais Recicláveis, que reuniu mais de 1700 catadores e catadoras do país inteiro.

Em Brasília, a partir deste Congresso ocorrido em 2001, os(as) catadores(as) passaram a organizar o Fórum Lixo e Cidadania, que, além dos(as) representantes das cooperativas de reciclagem, conta com outros parceiros institucionais, como a Cáritas, a Fundação Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e a Universidade de Brasília.

Em 2003 foi aprovado o “Manifesto de apoio à criação da Central dos(as) Catadores(as)”. Em 2006, foi formalizada a criação da Central de Cooperativas de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (Centcoop), inicialmente composta por 4 organizações (100 Dimensão, Cortrap, Fundamental e Superação) legalizadas e mais 9 grupos ainda não legalizados.

A Centcoop foi criada inicialmente com o objetivo de realizar a comercialização conjunta das Cooperativas e também funcionou como entidade política-institucional dos(as) catadores(as) em Brasília.

A Centcoop tem encampado várias lutas em favor dos(as) catadores(as), tais como: implantação da coleta seletiva no DF; inclusão dos(as) catadores(as) nas políticas públicas; contratação das cooperativas para coleta seletiva conforme a Lei 8666; pagamento pelos serviços prestados conforme a Lei de Saneamento Básico; a construção de galpões.

As principais conquistas alcançadas pela Centcoop neste período foram a doação, pela Secretaria de Patrimônio da União de um terreno de 160 mil metros quadrados; o financiamento do BNDES para a construção dos galpões neste terreno; e da Fundação Banco do Brasil para a infraestrutura nos terrenos, além de 7 caminhões adquiridos via Projeto Cataforte.

Atualmente, a Centcoop conta com 25 empreendimentos e 2790 catadores e catadoras, atuando nas regiões administrativas do DF: Brasília, Brazlândia, Recanto das Emas, Vila Estrutural, Ceilândia, Santa Maria, Sobradinho, Gama e Planaltina e nos municípios de Novo Gama e Cidade Ocidental, em Goiás.

 

 FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.