CENTRO-OESTE - REDE RECCAMTO - TO

A Rede Central de Cooperativas e Associações de Catadores(as) de Materiais Recicláveis do Tocantins – RECCAMTO está localizada no Estado de Tocantins e é integrada por organizações de catadores(as) que participaram das formações do CATAFORTE I. Surgiu a partir da mobilização das associações e cooperativas existentes no Estado.

Anterior à execução do projeto CATAFORTE I existiam três organizações de catadores(as) no Estado: a ASCAMPA e a COOPERAN, em Palmas e a ACCSPN, em Porto Nacional. A partir do CATAFORTE I foram criadas mais duas associações: ACCM - Associação de Catadores(as) de Materiais Recicláveis Sonhando por um Mundo Melhor, de Araguaína, ACMG - Associação de Catadores(as) Materiais Recicláveis, de Gurupi.

Desde o início, a atuação em rede dos(as) catadores(as) de materiais recicláveis passou a ser discutida de forma mais sistêmica, com a participação dos(as) catadores(as) nas capacitações sobre economia solidária, assistência técnica na regularização dos empreendimentos existentes e a formalização de novos empreendimentos.

Em 24 de agosto de 2013, foi realizada a assembleia de fundação, eleição da diretoria e conselho fiscal da Rede Central das Cooperativas e Associações de Catadores(as) de Materiais recicláveis no Tocantins - RECCAMTO.  Todo o processo formativo entre as capacitações em economia solidária, gestão do cooperativismo e associativismo, assistência técnica, logística, manuseio de caminhões e seminários sobre atuação em redes foram espaços de fundamental importância para o avanço e conquistas de políticas públicas para os(as) catadores(as) de Tocantins, bem como para criação da RECCAMTO, o que possibilitou a participação no edital 001/2013 CATAFORTE III. 

Está sendo formalizada a Associação de Catadores(as) de Materiais Recicláveis de Paraíso, que vem fazendo parte da Rede desde sua criação como grupo informal. Ao todo compõem a Rede RECCAMTO atualmente seis empreendimentos econômicos solidários, cinco já formalizados e um em processo de formalização. Os empreendimentos estão nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Gurupi, Araguaína e Paraíso. Ao todo, 257 catadores e catadoras participam da Rede.

   

FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.