CENTRO-OESTE - REDE UNIFORTE - GO

A Central UNIFORTE é uma Central de Cooperativas de Trabalho dos(as) Catadores(as) de Materiais Recicláveis, criada em 2013, em Goiânia (GO) no intuito de fortalecer os(as) catadores(as) da região metropolitana de Goiânia, melhorar suas condições de trabalho, reforçar a importância do alcance de um mundo sustentável, que respeita e cuida do meio ambiente. 

Na construção de um novo modelo de desenvolvimento, enquanto um empreendimento econômico solidário, busca contribuir na organização da produção de bens e de serviços, do acesso e produção de conhecimento, tendo por base os princípios da autogestão, da cooperação e da solidariedade.

A Rede visa promover a gestão democrática e popular embasada pela distribuição justa das riquezas produzidas coletivamente; pelo desenvolvimento local, regional e territorial integrado e sustentável, o respeito aos ecossistemas e a preservação do meio ambiente; valorização do ser humano e o trabalho estabelecido a partir de relações igualitárias e dentro de um modelo de desenvolvimento que busca a redução das disparidades de renda e de riqueza. 

Em 2013 aprovou um projeto no CATAFORTE III - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias e, em 2015, em uma parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás, recebeu, através de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), 05 caminhões que são utilizados na Coleta Seletiva de Goiânia e para coleta em grandes geradores.

A Rede abrange 06 empreendimentos, sendo 05 desde a constituição da Rede e 1 novo. A COOPREC, que é a base de serviços, é uma das cooperativas que integra a UNIFORTE. Todos trabalham em galpões semiestruturados e recebem a coleta seletiva enviada pelo município de Goiânia. Atualmente a Rede já está constituída formalmente e integra 91 catadores e catadoras.

  

FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.