COOPETSINOS - RS

A partir de 2002 teve início a integração das Cooperativas e Associações do Vale dos Sinos e da região, formalizando o grupo do Fórum de Recicladores do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. O grupo foi formado com o objetivo de discutir alternativas para a comercialização em conjunto e gerar, assim, o aumento de renda dos catadores e catadoras.

A trajetória e participação das cooperativas na conquista de políticas públicas ajudaram na melhoria da qualidade de vida dos catadores e catadoras, formalizando contratos que os(as) remunera para prestação de serviços para a coleta e triagem dos materiais recicláveis, a troca de experiência e o crescimento individual e coletivo das organizações dos catadores(as).

 Em 2012 deu-se início à formalização da Coopetsinos – Central de Cooperativas do Vale dos Sinos, composta pelos empreendimentos da Região do Vale dos Sinos, com intuito de fortalecer e reconhecer a categoria dos catadores e catadoras e discutir a industrialização do PET, do plástico de alta e baixa densidade, através da Cadeia Binacional do PET.

A partir do projeto CATAFORTE III – Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias a Central de Cooperativas Coopetsinos sentiu a necessidade de avançar para outras regiões do Estado, abrangendo as regiões norte, noroeste, litorânea e Vale dos Sinos do Estado do Rio Grande do Sul, onde a precariedade do trabalho é muito grande, tentando levar as boas experiências de algumas cooperativas da Rede.

Atualmente, a Rede Coopetsinos é constituída por 18 empreendimentos, em 11 municípios, a saber: Giruá, Campo Bom, Erechim, Ijuí, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Palmares do Sul, Pinhal, Santa Cecília do Sul, Santo Ângelo e Torres. 413 catadores e catadoras participam da Rede.

 

FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.