NORDESTE - REDE CATA BAHIA METROPOLITANA - BA

A história da Rede Cata Bahia se confunde com a do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) no Estado. Em 2004, o Centro de Estudos Socioambientais - PANGEA e a Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava - CAEC se mobilizaram por toda Bahia e conseguiram mobilizar 22 municípios para o primeiro encontro estadual do MNCR. Nessa ocasião foi escrita a Carta da Bahia e foi constituído o MNCR-BA.


Durante esse encontro ficou evidente que as questões estruturantes para os catadores e catadoras de materiais recicláveis eram emergenciais. A partir daí o PANGEA escreveu o projeto Rede Cata Bahia para o Ministério do Desenvolvimento Social, momento no qual foi feito um diagnóstico das cidades de Vitória da Conquista e Feira de Santana.


O objetivo foi estruturar e dar melhores condições de trabalho para os grupos de catadores e catadoras de materiais recicláveis vinculados ao MNCR-BA, utilizando o cooperativismo como metodologia. 


A ideia inicial do Projeto Rede Cata Bahia foi atender os 22 municípios onde foram implantadas as bases orgânicas do MNCR. No entanto, deveria haver uma contrapartida dos municípios, como o fornecimento de um espaço físico para a estruturação das cooperativas. A partir daí o projeto entraria com os equipamentos básicos para o início das atividades.


A iniciativa compreendia a implantação de uma rede solidária de coleta seletiva, comercialização e industrialização de materiais recicláveis para otimizar o processo produtivo, diminuir custos operacionais e garantir maior geração de renda.  


Atualmente, a Rede Cata Bahia Metropolitana é composta por 11 empreendimentos econômicos solidários em 10 municípios da região metropolitana de Salvador: a CAEC e a COOPERBRAVA em Salvador, CAEF em Lauro de Freitas, VERDECOOP em Entre Rios, CORAL em Alagoinhas, ACOPA em São Francisco do Conde, Associação São Judas em Catu, REUTILIZE em Inhambupe, ROCAPER em Pojuca, Recicla Jacobina em Jacobina e COOBAFS em Feira de Santana. A Rede é composta por 458 catadores e catadoras.


FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.