NORDESTE - REDE CATA BAHIA SUDOESTE - BA

A história da Rede Cata Bahia começa em 2004, quando a Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava - CAEC e a instituição parceira Centro de Estudos Socioambientais - PANGEA se mobilizaram pelo Estado da Bahia e conseguiram mobilizar 22 municípios para o primeiro encontro estadual do MNCR.

Durante esse encontro ficou evidenciado que as questões estruturantes para os catadores e catadoras de materiais recicláveis eram emergenciais. A partir daí foi escrito o projeto da Rede Cata Bahia para o Ministério do Desenvolvimento Social, quando foi feito um diagnóstico das cidades de Vitória da Conquista e Feira de Santana.

O objetivo foi estruturar e melhorar as condições de trabalho para os grupos de catadores e catadoras vinculados ao MNCR-BA, utilizando o cooperativismo como metodologia. 

A ideia inicial do Projeto Rede Cata Bahia era atender os 22 municípios onde foram implantadas as bases orgânicas do MNCR. No entanto, deveria haver uma contrapartida dos municípios, como o fornecimento de um espaço físico para a estruturação das cooperativas. A partir daí o projeto entraria com os equipamentos básicos para o início das atividades.

A iniciativa compreendia a implantação de uma rede solidária de coleta seletiva, comercialização e industrialização de materiais recicláveis para otimizar o processo produtivo, diminuir custos operacionais e garantir maior geração de renda. 

A Rede Cata Bahia começou com seis cidades. Salvador entrou entre as primeiras, pois a CAEC já existia, sendo inclusive a primeira base orgânica do MNCR. Naquele momento integravam a Rede: Alagoinhas, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Salvador, Jequié, Itapetinga, Itororó e Mata de São João. Com outras parcerias e apoiadores, outras cidades passaram a fazer parte e a rede foi dividida em duas para que fosse possível dar suporte às ações dentro do estado.

Diante desse cenário nasceu a Rede Cata Bahia Sudoeste, do desmembramento da Rede Cata Bahia em Rede Cata Bahia Metropolitana e Sudoeste, por conta da distância entre as cidades. A Cata Bahia Sudoeste iniciou suas atividades com apenas três cooperativas: Recicla Conquista, Cooperje e Itairó e, hoje, conta com mais sete cooperativas em oito cidades, sendo a Recicla Conquista, em Vitória da Conquista, o Clube A2A, em Teixeira de Freitas, Cooperje, em Jequié, Coolimpa, em Ilhéus, Itairó, em Itapetinga e Itororó, ACCRB, em Santo Antônio de Jesus e Coopjaguar, em Jaguaquara. A Rede é composta por 284 catadores e catadoras.

  

FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.