NORDESTE - REDE CATA PB - PB

A Rede de Comercialização Solidária Cata PB é formada por 14 Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) de catadores e catadoras de materiais recicláveis, distribuídos em nove municípios do Estado da Paraíba, subdividida em regiões: Zona da Mata - João Pessoa, Santa Rita e Pedras de Fogo; Agreste - Itabaiana e Campina Grande e Sertão - Patos, Pombal, Cajazeiras e Uiraúna. Dos 14 EES, 05 são cooperativas e 09 são associações compostas por 260 catadores e catadoras de materiais recicláveis no total.

A Rede Cata PB ainda não se constitui numa organização legalizada e, embora as organizações de catadores e catadoras participantes do projeto CATAFORTE I tenham deliberado pela constituição da Rede Cata PB em 2013, optando por iniciar essa experiência na região do Agreste, essa prática só foi possível ser iniciada em junho de 2014, a partir do uso compartilhado de dois caminhões que foram divididos entre uma região do Sertão e outro na região do Agreste. Os caminhões foram adquiridos por meio do CATAFORTE II - Logística Solidária. Posteriormente foi implementada a comercialização conjunta de alguns materiais recicláveis (papel, papelão e plástico), envolvendo 04 empreendimentos de Campina Grande. 

Apesar dos outros 10 empreendimentos não estarem ainda atuando em rede, há uma articulação política entre os 14 EES e por meio do CATAFORTE III – Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias. Essa experiência será ampliada para as outras regiões do estado (Sertão e Zona da Mata), bem como, serão introduzidas outras iniciativas de atuação em rede. 

 

FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.