A Rede de
Catadores do Estado do Ceará foi fundada em 03 de abril de 2007,
constituindo-se como uma associação civil sem fins lucrativos. A dinâmica
de acompanhamento e avaliação de trabalho é pautada por reuniões ordinárias que
acontecem mensalmente e, quando necessário, as extraordinárias.
A Rede
tem como objetivos principais:
I -
Organizar os trabalhadores e trabalhadoras da catação no estado do Ceará
visando à criação de condições de desenvolver o seu processo de trabalho de
forma independente e com sustentabilidade, criando mecanismos que evitem a
relação com atravessadores que atuam nessa atividade, bem como reivindicar
junto aos poderes públicos a execução das políticas públicas necessárias à condução
do processo de trabalho desses atores sociais, contribuindo assim para a
preservação do meio ambiente;
II –
Promover atividades que visem a melhoria da qualidade de vida dos catadores e
catadoras na área de saúde, educação, habitação, urbanismo, segurança pública,
segurança alimentar, cultura de paz, lazer e outros aspectos da vida da
população, através de cursos, seminários palestras, atividades artísticas
culturais, esportivas e recreativas com o fim de preparar os mesmos para
alcançar os seus objetivos comuns;
III –
Desenvolver atividades que garantam a execução de programas e/ou projetos
socioculturais educativos, voltados para o desenvolvimento social e sustentável
desses atores sociais, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente;
IV – Mobilizar
a comunidade dos catadores e catadoras de materiais recicláveis para a defesa
da cidadania e execução de políticas de desenvolvimento sustentável e a sócioeconomia
solidária.
Atualmente,
a Rede é formada por 25 Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), alocados
em 11 municípios cearenses: Fortaleza, Guaiuba, Caucaia, Eusébio, Aquiraz,
Pacatuba, Itaitinga, Tabuleiro do Norte, Quixeré, Russas e Limoeiro do Norte.
No total, a Rede conta com 466 catadores e catadoras de materiais recicláveis.
FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.