NORTE - RECICLA PARÁ - PA

A proposta da Rede Recicla Pará surgiu na “Oficina de Intercâmbio” do projeto CATAFORTE I, quando os grupos de catadores e catadoras se articularam e, em seguida, realizaram várias reuniões de trabalho, culminando com o lançamento oficial em junho de 2011. A formalização ocorreu em abril de 2012, com a emissão do CNPJ.

A Rede foi formada com oito Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e, hoje, soma onze empreendimentos, sendo cinco associações e seis cooperativas, congregando diretamente 312 catadores e catadoras.

Os EES da Rede participaram de diversos projetos, como CATAFORTE I e II e agora, no CATAFORTE III. Em 2014 a Rede teve participação no documentário “Heróis do Clima”, uma produção da empresa Bauxita & Alumina Hydro.

Em 2009, no Fórum Social Mundial (FSM) ocorrido nessa cidade, foi realizada uma reunião entre os(as) catadores(as), a Fundação Banco do Brasil, lideranças nacionais do Movimento Nacional dos(as) Catadores(as) de Materiais Recicláveis (MNCR) e representantes do Banco do Brasil de Belém, que discutiram sobre possíveis projetos para os catadores e catadoras no Pará e o incentivo à criação de uma central ou rede de catadores.

A realização do projeto CATAFORTE no Pará, ao final de 2009, foi um dos resultados dessas discussões. Neste Projeto, as associações e cooperativas de Belém conheceram outros grupos organizados de catadores(as) em cidades fora da região metropolitana, como Bragança, Paragominas, Cametá, Curuçá, Soure, Moju.

Apesar dos ganhos para os catadores e catadoras no Pará com o projeto CATAFORTE, foi identificada a necessidade de melhoria na infraestrutura, com equipamentos e instalações (prensa, balança, galpão, carrinhos de coleta, caminhão) para melhorar a força produtiva dos(as) catadores(as) e saírem da dependência dos atravessadores. 

Para responder a essa demanda, em março de 2011, foi lançado o CATAFORTE II.A experiência serviu para que os empreendimentos de catadores(as) pudessem se articular em torno de um projeto específico para a sua categoria, no qual a cooperativa proponente representaria a Rede de catadores(as). No ano seguinte, em 2012 é lançado um segundo edital com o mesmo objetivo e no Pará, duas cooperativas foram habilitadas, sendo a COOCAPE, representante da Rede Recicla Pará, com convênio assinado em 2012, e início da atividade de elaboração do plano de logística no começo de 2013, concluindo, com a aquisição dos veículos em 2015. O Projeto beneficia mais de 300 catadores(as) e, com a experiência e fortalecimento da Rede, possibilitou a participação da Rede Recicla Pará no CATAFORTE III.

Dentre os grupos que fazem parte da Rede, sete estão na região metropolitana Belém, que é composta, além de Belém, pelos municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides e quatro em municípios do interior do Estado: Vigia de Nazaré, São Miguel do Guamá, Bragança e Tailândia. 

 

 FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.