REDE ANASTÁCIA - SP

A Rede Anastácia de Cooperativas de Catadores(as) de Materiais Recicláveis é fruto da articulação do Comitê Anastácia, base orgânica do Movimento Nacional dos(as) Catadores(as) de Materiais Recicláveis - MNCR.

Em 2009, aconteceu a primeira articulação entre as cooperativas dos municípios de Orlândia, Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Morro Agudo, Batatais, Jaboticabal, Restinga, Américo Brasiliense, Ribeirão, Franca, Matão e Borborema. Esse encontro teve como objetivo o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários e compartilhamento de informações sobre compra de insumos, venda de material reciclável e aquisição de novas tecnologias de coleta e produção.

A partir desse momento outras atividades foram desenvolvidas com o mesmo objetivo, e se desmembraram em fóruns regionais, encontros regionais, evento de catadores(as), cooperações técnicas e políticas. Muitas destas atividades contaram com a colaboração de parcerias como universidades, instituições públicas, ONGs, entre outras. 

Ao longo desse período, houve uma divisão estratégica na atuação do Comitê Anastácia, quando as cooperativas da região da Alta Mogiana intensificaram suas relações no apoio entre os empreendimentos e, paralelamente, as cooperativas da Região Central do Estado também passaram a se reunir estruturando a relação e as ações. Esta atuação obteve seu êxito no que diz respeito ao apoio técnico/político, pois permitiu o fortalecimento dos empreendimentos junto ao poder público e reconhecimento da categoria de catador(a).

A Rede Anastácia ainda não está formalizada legalmente. No entanto, há quatro anos ela vem sendo construída informalmente em atividades de articulação política, econômica e social, e agora, com o projeto CATAFORTE III, surgiu mais um fator que incentivou a sua estruturação, formação e formalização. 

Dentre os empreendimentos que compõem a Rede, alguns participaram da primeira edição do CATAFORTE, como a Cooperativa Acácia da cidade de Araraquara, a COOPERVIDA de São Carlos e a COOPERVIVA de Rio Claro e Cooperativa do Reciclador Solidário de Piracicaba.

A articulação em rede permitiu que algumas cooperativas pleiteassem e garantissem a remuneração pelo serviço prestado de coleta seletiva, triagem, beneficiamento e comercialização junto ao poder público. 

A experiência acumulada de atuação em conjunto que envolve os EES da Rede Anastácia demonstra que o fortalecimento da identidade do(a) catador(a), consequentemente dos empreendimentos, é a grande conquista deste arranjo até o momento. 

Atualmente, a Rede Anastácia conta com 455 catadores e catadoras em 10 empreendimentos econômicos solidários nos municípios de Morro Agudo, Orlândia, Ribeirão Preto, São Carlos, Ituverava, Batatais, Rio Claro, Araraquara, Piracicaba e Sertãozinho.

 

FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.