REDE CATA SAMPA - SP

A Rede Cata Sampa nasceu da necessidade da formalização da comercialização de um grupo de organizações de catadores e catadoras de materiais recicláveis que se reuniram e fundaram o Instituto Cata Sampa. 

A missão institucional da Rede é fortalecer, ampliar e organizar práticas de economia solidária por meio da implantação de uma rede de base de cooperativas/associações de catadores e catadoras de material reciclável do Estado de São Paulo. 

Inicialmente, por necessidade burocrática, foi fundada legalmente por 04 Cooperativas: COOPERALTO, CRUMA, NOVA ESPERANÇA e COOPRECICLAVEL, vindo a ser complementada pelas demais 13 cooperativas e associações de catadores(as) de materiais recicláveis de 11 municípios de três regiões do Estado de São Paulo: a cidade de São Paulo, a região do Alto Tietê Cabeceiras (Metropolitana) e o litoral Paulista. Beneficia diretamente cerca de 450 pessoas e indiretamente cerca de 1.800, organizadas em empreendimentos econômicos solidários.

A Rede auxilia o poder público na redução do volume de resíduos que é enviado aos aterros sanitários, tornando as cidades mais limpas e saudáveis e permitindo aos/às cooperados(as) o sustento para suas famílias através da coleta seletiva solidária. 

A gestão atual da Rede é feita pelos(as) catadores(as) representantes dos empreendimentos. Juntos(as), realizam o processo de comercialização solidária, buscam novos compradores, processam o material, controlam estoques e cuidam da disposição ambientalmente sustentável dos rejeitos. A Rede conta com o assessoramento de técnicos(as) profissionais nas áreas administrativa, financeira, comercial e de educação ambiental. Os empreendimentos econômicos solidários integrantes da Rede organizam-se pela autogestão.

Atualmente, a Rede Cata Sampa conta com 21 empreendimentos e 537 catadores e catadoras nos seguintes municípios: São Paulo, Mogi das Cruzes, Mongaguá, Itanhanhém, Poá, Salesópolis, Biritiba Mirim, Suzano, Arujá, Santa Isabel e Guarulhos.

   

FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.