REDE CATANORTE - MG

Localizada na região do Norte de Minas, a Rede Catanorte contempla 21 municípios e 23 empreendimentos econômicos solidários de catadores e catadoras, entre associações e cooperativas, totalizando 300 catadores(as).

A organização da Rede Catanorte teve origem em 2010, durante o CATAFORTE I, período em que ocorreram diversas atividades formativas e acompanhamento técnico para elaboração de dois documentos: Diagnóstico Situacional e um Plano que apontasse diretrizes para a constituição da Rede. 

Após a realização do Cataforte I, o INSEA, juntamente com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e o Ministério Público Estadual (MPE) desenvolveram ações conjuntas no sentido de apoiar a organização dos empreendimentos da região, bem como articular o diálogo com os prefeitos locais no sentido de estimular a implantação da coleta seletiva em parceria com os catadores e catadoras. 

A Rede Catanorte tomou força a partir do CATAFORTE III, quando constituiu o Conselho Gestor, formado por representantes dos empreendimentos de catadores(as) e a temática da rede passa a fazer parte das discussões. 

A Rede Catanorte ainda não está formalmente constituída, contando hoje, inclusive, com associações ainda em processo de formalização jurídica e catadores(as) labutando em lixões a céu aberto.

Os municípios abrangidos pela Rede Catanorte são: Bocaiúva, Buritizeiro, Capitão Enéas, Catuti, Francisco Sá, Gameleiras, Itacarambi, Jaíba, Janaúba, Januária, Manga, Mato Verde, Monte Azul, Montes Claros, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Pirapora, Porteirinha, São João da Ponte, Serranópolis de Minas e Verdelândia.

 

 FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.