REDE CATAOESTE - SP

A Rede CATAOESTE foi formada em 2011 a partir do projeto CATAFORTE II. Nasceu da articulação de empreendimentos econômicos solidáqios que constituem o Polo de Articulação do Comitê Oeste Paulista da microrregião de Assis: COOCASSIS, Assis-SP; ACIPAL, Palmital-SP; COOPACAM, Paraguaçu Paulista-SP; COOPASCAM, Maracaí-SP; RECICAM, Cândido Mota-SP. Essas organizações são integrantes do Comitê Regional de Catadores(as) do Oeste Paulista, vinculado à Articulação Estadual do Movimento Nacional dos(as) Catadores(as) de Materiais Recicláveis - MNCR. 

A Rede CATAOESTE foi criada em resposta à necessidade dos grupos de melhorarem sua renda, suas condições de trabalho e avançarem na cadeia produtiva dos materiais recicláveis. Visa tanto a comercialização conjunta de alguns materiais diretamente para a indústria, quanto o beneficiamento de outros como plásticos PEAD, PEBD, PS, PP e EVA, e com isso, obter a elevação da renda dos(as) catadores(as) dos grupos interessados na sua constituição. 

A principal conquista dos empreendimentos da Rede CATAOESTE foi à efetiva contratação pelas Prefeituras Municipais para execução da coleta seletiva e o reconhecimento do poder público das cooperativas/associações como parceiros na gestão integrada de resíduos sólidos.

Atualmente, 216 catadores e catadoras integram a Rede CATAOESTE atuando em 5 empreendimentos econômicos solidários nos municípios de Assis, Paraguaçu Paulista, Maracaí, Cândido Mota e Palmital, em São Paulo.

 

FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.