REDE CATARECICLA - SP

A Rede Catarecicla opera na microrregião de Ourinhos/SP, no Oeste Paulista, abrangendo os municípios de Ourinhos, Ipaussu, Piraju e Paranapanema. Idealizada em 2012, a partir do CATAFORTE II – Logística Solidária, atua também na articulação política entre os empreendimentos econômicos solidários e o poder público. 

A Rede integra a COOPERCOOP - Cooperativa Regional de Catadores de Materiais Recicláveis do Oeste Paulista -, cooperativa de segundo grau, formada em 2012, por iniciativa do Comitê Oeste Paulista de Catadores(as) de Materiais Recicláveis, responsável pela comercialização conjunta que abrange os empreendimentos das redes Catarecicla e Cataoeste.

 As principais conquistas têm como referência não só o vínculo comercial entre os empreendimentos, mas também o processo de articulação política, o que proporcionou a adequação da infraestrutura e a contratação para prestação de serviços ambientais e urbanos para a Cooperativa de Ourinhos (CCMRO) e Associação de Ipaussu (ACRIPA).  A experiência de desenvolvimento desses empreendimentos é uma importante referência para traçar o avanço de outros empreendimentos, como no caso da Associação de Piraju (ACLU) e Associação de Paranapanema (AGUIA), que estão na fase de adequação da Infraestrutura em parceira com o Poder Público local.

160 catadores e catadoras fazem parte da Rede Catarecicla que conta com 4 empreendimentos econômicos solidários.

 

FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.