REDE CATAVALES - MG

Constituída há cerca de 10 anos, a Rede Catavales conta com 11 (onze) empreendimentos econômicos solidários de catadores(as) que se organizaram para a formalização da Catavales e constituíram um espírito de companheirismo que permitiu grandes conquistas e avanços individuais e coletivos. Dentre essas conquistas destacamos:

•Comercialização conjunta mensal de cerca de 70 toneladas de recicláveis;

•Comercialização direta com indústrias de aparas de papel e plástico PET;

•Parceira com a Petrobras, em 2010 que possibilitou a aquisição de 01 (um) caminhão para realizar a comercialização conjunta dos recicláveis e a qualificação de catadores(as) e técnicos(as) dos 11 municípios de abrangência da Rede. 

Neste sentido, os temas das discussões com vistas a essa formalização pelos 11 empreendimentos, localizados nas proximidades dos vales dos Rios Mucuri, Jequitinhonha e Doce, em Minas Gerais, vêm acontecendo por meio de reuniões periódicas.

Destaca-se a estratégia de se dividir os trabalhos da Rede Catavales em 03 (três) Polos Regionais. Essa estratégia visa facilitar a comunicação e a execução das ações planejadas pela Rede e constituir uma lógica de funcionamento que facilite uma maior integração entre os empreendimentos que estão geograficamente próximos.

Atualmente, a Rede conta com 176 catadores e catadoras e está presente nos municípios de Belo Oriente, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba, Timóteo, Carlos Chagas, Itambacuri, Nanuque e Teófilo Otoni, todos em Minas Gerais.

 

FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.