REDE COOPERAGIR - PR

A Rede Cooperagir está em construção e conta atualmente com seis grupos de catadores e catadoras dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste, da região oeste do estado do Paraná.

Sua criação se deu a partir da motivação e necessidade de unir os grupos da região para avançar na cadeia produtiva dos materiais recicláveis e também em busca de novas oportunidades de negócios sustentáveis para a Rede.

A proponente do projeto e também base de serviços foi contemplada pelos projetos anteriores do CATAFORTE. Com isso adquiriu conhecimento e equipamentos para estruturação de seu empreendimento econômico solidário, o que resultou na sua contratação no município de Marechal Cândido Rondon para prestação de serviços de coleta seletiva e gestão da usina municipal de triagem. Nesse sentido, é importante destacar a parceria do empreendimento com a Prefeitura Municipal e com a comunidade local.

Por estar localizada na região da Bacia do Paraná 3, também desenvolve ações junto à Itaipu Binacional, participando de eventos, realizando intercâmbio com outros empreendimentos e recebendo apoio técnico em determinadas situações.

A união dos empreendimentos pretende formalizar a Rede Solidária para que, juntos, possam buscar melhores condições de vida para os catadores e catadoras, através do trabalho solidário e autogestionário. Dessa forma, pretende continuar desenvolvendo alternativas que contribuam na gestão integrada de resíduos sólidos na área de abrangência da Rede, bem como a articulação e ampliação para novos territórios e parcerias entre empreendimentos econômicos e solidários e outros setores. Contribui, assim, para o desenvolvimento sustentável de nossa vida em sociedade.

A Rede Cooperagir conta atualmente com 71 catadores e catadoras em 5 empreendimentos.

 

FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.