REDE COOPERCAN - RS

A Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis de Canoas – COOPERCAN é uma cooperativa da sociedade civil sem fins lucrativos, de duração indeterminada, fundada aos 19 dias do mês de junho de dois mil e doze.

Para a sua fundação foi necessário elaborar um Estatuto Social, no qual consta que o trabalho será baseado nos seguintes princípios:

I – Autogestão;

II – Autonomia frente ao Estado e aos partidos políticos;

III – democracia interna;

IV – Solidariedade;

V – Respeito ao meio ambiente;

VI – Equidade nas relações de gênero.

A COOPERCAN foi fundada por 04 Cooperativas: Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Canoas – COOPCAMATE; Cooperativa de Trabalho Amigas e Amigos Solidários – COOARLAS; Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem União Faz a Força de Canoas – COOPERMAG; e Cooperativa de Reciclagem Renascer -  RENASCER. Posteriormente, agregou-se à Rede a Cooperativa de Trabalho dos Catadores mãos Dadas – MÃOS DADAS. Os representantes dos empreendimentos se reúnem semanalmente para avaliar e discutir a gestão. Estas Cooperativas localizam-se nos bairros Guajuviras, Estância Velha, Mathias Velho e Mato Grande, todos em Canoas, Rio Grande do Sul, abrangendo 100 pessoas aproximadamente.

Atualmente, uniu-se à COOPERCAN a Cooperativa dos Trabalhadores de Reciclagem de Esteio - COOTRE de Esteio, município vizinho a Canoas, totalizando desta forma seis cooperativas afiliadas à Rede COOPERCAN.

Os empreendimentos da Rede, que estão localizados em Canoas, participaram do CATAFORTE II, quando adquiriram 5 (cinco) caminhões para maior autonomia na coleta, bem como sua ampliação e gestão. Esse processo de constituição possibilitou aos empreendimentos exercitar o diálogo, a cooperação e a ampliação da gestão compartilhada e participativa. 

 

FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.