REDE COOPERCENTRAL - PR

Em 2004 foi criado o conselho gestor do Complexo Intermunicipal do Lixo, formado pelos Municípios de Maringá, Paiçandu, Sarandi e as cooperativas de catadores(as) da região, com perspectiva de soluções conjuntas para a melhoria das condições de vida, trabalho e renda dos catadores e catadoras de materiais recicláveis da região.

As atividades do conselho gestor perduraram por dois anos e culminou com a criação da Coopercentral, idealizada com o objetivo de formar uma Rede com o fundamento de estabelecer uma forma de organização logística para que os empreendimentos econômicos solidários realizem a comercialização conjunta direta de seus produtos às indústrias, como forma de minimizar a ação dos atravessadores e visando à agregação de valor ao material, criando assim, uma Rede de Comercialização dos produtos oriundos dos EES da região noroeste do estado do Paraná.

A Rede integra o Fórum Intermunicipal Lixo e Cidadania da Região Noroeste do Paraná, instalado em 2010, sob a coordenação da Procuradoria do Ministério Público do Trabalho. O Fórum reúne dezenas de entidades governamentais e não-governamentais e segue o Programa Nacional Lixo e Cidadania do UNICEF, tendo três objetivos principais: (1) erradicação do trabalho de crianças e adolescentes na coleta do lixo; (2) organizar os catadores para garantia de melhores condições de trabalho e renda; (3) preservação do meio ambiente.

A Rede Coopercentral está constituída legalmente como cooperativa de 2º grau, em operação desde 2014, por meio de ação Inter redes com a Rede CATAPARANÁ, para o processamento e armazenamento de plásticos, papeis e papelão da região noroeste do Paraná.

As principais conquistas foram: 

- Organização e comunicação entre associações e cooperativas;

- Aproximação e fortalecimento das associações e cooperativas;

- Melhorias nas condições de trabalho;

- Perspectiva de aumento nas remunerações cooperativistas;

-Perspectivas de novas oportunidades de trabalho.

A Rede Coopercentral conta atualmente com 113 catadores e catadoras, em 8 empreendimentos nos municípios de Maringá, Sarandi, Paiçandu e Mandaguari.


FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.