REDE FEBRACOM - RJ

A Rede FEBRACOM-RJ (Federação de Cooperativas de Materiais Recicláveis, Recuperação, Conservação Ambiental, Tratamento, Manipulação e Disposição Final de Resíduos Sólidos do Estado do Rio de Janeiro) é uma rede formalizada de cooperativas e associações compostas por catadores e catadoras de materiais recicláveis.

Foi fundada em 2005, no município do Rio de Janeiro, e traz como objetivo em seu estatuto social: a integração, orientação e coordenação das atividades das sociedades cooperativas singulares federadas, representando-as nas operações e empreendimentos que transcendam sua capacidade ou conveniência de atuação, cooperando na organização e implementação de projetos e promovendo o intercâmbio de serviços e informações. É uma rede que encampa 16 empreendimentos econômicos solidários.

A Rede FEBRACOM foi constituída para fortalecer o movimento cooperativista e autogestionário por entender que este sistema possui potencial de inclusão social, sendo fator indutor de diminuição da pobreza. Sua constituição permite observar avanços nos índices de desenvolvimento dos(as) catadores(as) e suas famílias que participam das ações implementadas pela Rede FEBRACOM-RJ.

A criação da Rede FEBRACOM- RJ foi motivada pela necessidade de regularização de um grupo de cooperativas que já atuava em conjunto antes de sua constituição. O grupo se formou em 2002, quando assumiu a responsabilidade pela limpeza do lixo flutuante nos canais do Cunha e do Fundão, no projeto Eco-Baía, desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e as fundações CID e FGV. 

Atualmente, a Rede FEBRACOM-RJ é responsável pelas principais atividades de catação e coleta seletiva que ocorrem no Rio de Janeiro em parceria com o Governo do Estado, a prefeitura e empresas públicas e privadas. Conta com 470 catadores e catadoras e está presente nos municípios do Rio de Janeiro, Seropédica, Mesquita, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Japeri. 

 

 FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.