REDE INTERECO - PR

A ideia da formação da Rede surgiu com a publicação do Edital da Fundação Banco do Brasil para o projeto CATAFORTE III. No dia 30 de novembro de 2013 os representantes de treze empreendimentos do programa EcoCidadão se reuniram para debater o edital. No mesmo dia foi apresentado e aprovado o projeto de estatuto de fundação da Rede Solidária INTERECO.

Na ocasião foi eleita a primeira diretoria e Conselho fiscal da Rede de Economia Solidária – INTERECO e, como proponente do projeto CATAFORTE III foi escolhida a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Livre.

A Rede Cataparaná foi contratada em abril de 2015 representando os EES da Rede INTERECO para a gestão da prestação de serviço de triagem e destinação dos resíduos recicláveis oriundos da coleta seletiva.

A Rede INTERECO conta com o apoio do Instituto Lixo e Cidadania (ILIX), que vem executando o convênio junto ao Ministério do Trabalho e Emprego/SENAES, para realização de processos de formação, treinamento e capacitação, assessoria técnica jurídica e contábil na constituição e fortalecimento de empreendimentos coletivos solidários, mediante a organização de estatutos, atas e licenças, oportunizando a participação dos empreendimentos em editais públicos/privados e a regular venda em rede.

No convênio com a SENAES também estão previstos a realização de processos formativos articulados e integrados à incubação, viabilizando um efetivo processo contínuo de formação, apoio e fomento aos empreendimentos por meio da apropriação e tradução de conhecimentos na prática e aperfeiçoamento dos processos de autogestão no interior dos empreendimentos, incluindo a construção e fortalecimento de cadeias solidárias e redes de cooperação.

Além disso, o ILIX foi o responsável pela realização dos processos articulados de formação relativos ao CATAFORTE I e II, cujos conteúdos e metodologias são criados e acompanhados sempre com a participação ativa dos catadores de materiais recicláveis.

As principais conquistas são:

- Organização e diálogo entre associações e cooperativas;

- Fortalecimento das associações e cooperativas;

- Melhorias nas condições de trabalho;

- Perspectiva de melhoras nas remunerações cooperativistas;

-Perspectivas de novas oportunidades.

Atualmente, a Rede INTERECO é composta por 19 EES, com sede em Curitiba, com 499 catadores e catadoras.

 

FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.