REDE RECICLA RIO - RJ

A Rede Recicla Rio foi fundada em maio de 2009 e está localizada no Município do Rio de Janeiro. Está conformada por 05 cooperativas de catadores e catadoras.

Suas principais conquistas são:

1.Em agosto de 2009 a SUPERVIA, entrega na modalidade de comodato um galpão de 600 m2, na estação ferroviária de Cascadura.

2.Em junho de 2010, em parceria com a UFRJ/SOLTEC/RIPER, foram elaborados e aprovados 05 projetos do edital 001/2010 da FUNASA beneficiando as 04 cooperativas e a Rede Recicla Rio com equipamentos e caminhões.

3.Desde 2011 a equipe da Rede Recicla Rio, junto com a ONG ECOIDEAS, vem desenvolvendo o Software Recicla Dados. Assim, tem se realizado testes, ajustes etc., para melhor customizar este software às necessidades das atividades nas cooperativas. Atualmente está sendo usado por todas as cooperativas.

4.Em 2012 a SUPERVIA decidiu realizar reformar o galpão que tinha sido cedido em comodato em 2009, em Cascadura, e que foi inaugurado em 13 de novembro de 2013. No mesmo ano, a partir de articulações da SUPERVIA, foi possível atrair outras empresas parceiras que apoiaram a Rede: ITAIPAVA, TETRAPAK e sete empresas de manutenção ferroviária fornecedoras da SUPERVIA (DB2, Fively, MDFER, VICOUFER, HES, Alberoni & Arruda e; IRON). Em junho de 2013 a NESTLÉ, também articulada pela SUPERVIA, faz uma visita às cooperativas integrantes da rede e em abril de 2014, começaram as obras para reformar o galpão de 1000 m2 da COOPCAL.

7.Em dezembro de 2013 se uniu ao projeto a empresa BRASKEM, financiando a compra de computadores e impressoras/scanner para cada cooperativa e para a sala de treinamento do galpão central.

8.Paralelamente buscou-se a Licença de Operação do galpão central que foi emitida em janeiro de 2014. Com isso a Rede Recicla Rio iniciou sua operação em fevereiro de 2014 firmando dois contratos de prestação de serviços: um com o Estádio do Maracanã (atualmente em vigência) e outro com a SUPERVIA, que incluía a coleta em 16 estações do Ramal de Saracuruna, este último contrato finalizou em setembro 2014.

9.Em 14 de maio de 2014 foi instalado o Conselho Consultivo da Rede Recicla Rio, formado pelas instituições parceiras: SUPERVIA, NESTLÉ, ITAIPAVA, BRASKEM, TETRAPAK, BUNGE, RIPER/UFRJ, SEBRAE, com o objetivo de proporcionar um direcionamento estratégico para o andamento da Rede. O Conselho Consultivo se reúne a cada três meses.

10.Em julho de 2014 a empresa BUNGE se dispôs a apoiar na infraestrutura das bases, com pequenas reformas nos galpões visando melhorar as condições de trabalho dos catadores e catadoras em cada uma das cooperativas. 

11.Em Janeiro de 2015 a NESTLÉ financiou obras nos galpões da COOPCAL, COOPE RIO OESTE e na Central de Cascadura. Estas obras foram concluídas em abril de 2015.

12. Em 26 de Fevereiro de 2015, a Rede Recicla Rio, assina o contrato com a Fundação Banco do Brasil pela Prestação de Serviços de Estruturação de Redes de Cooperação de Catadores de Materiais Recicláveis no âmbito do Projeto Cataforte III - Negócios Sustentáveis em Redes Solidários decorrente do Processo de Chamamento Público Nº 2014/03. Projeto em execução.

Atualmente, a Rede Recicla Rio conta com 87 catadores e catadoras, em 5 empreendimentos econômicos solidários, todos no município do Rio de Janeiro.

 

FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.