REDE SOLIDÁRIA CATA-VIDA - SP

A Rede Solidária Cata-Vida foi articulada em 2001, durante o I Encontro Regional de Catadores e Catadoras promovido pelo Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (CEADEC), em Votorantim/SP. A partir daí, deu-se início às suas atividades de comercialização conjunta dos materiais recicláveis coletados e triados pelas cinco cooperativas que a integravam, além de promover, ao longo dos anos, diversas atividades de formação e acompanhamento, desenvolvimento de projetos de estruturação dos empreendimentos e dialogar diretamente com o poder público, afim de contribuir para avanços significativos na qualidade de vida e trabalho dos(as) catadores(as).

Ao longo deste caminho, os(as) catadores(as) romperam com o isolamento e a exploração a que estavam submetidos(as), aumentaram o volume de materiais coletados, passaram a comercializar os materiais diretamente com as empresas recicladoras, conquistando melhores preços no mercado e melhoria na renda. Também firmaram parcerias para fortalecer seus empreendimentos econômicos solidários, a tal ponto que atualmente são também recicladores(as), atuando no processo de verticalização da coleta seletiva, com a implantação das unidades de beneficiamento do óleo residual de fritura e dos polímeros PP e PE, o qual elevou a Rede Solidária Cata-Vida a um novo patamar na cadeia produtiva da reciclagem. Vale ressaltar que existe uma articulação inter redes com a Rede RECICLAMP na co-gestão da Fábrica Divisão Polímeros que processa os plásticos PEAD e PP.

A Rede Solidária Cata-Vida compreende atualmente 17 empreendimentos econômicos solidários com 256 catadores e catadoras de materiais recicláveis, sendo 15 cooperativas e 2 associações, distribuídos nas regiões de Sorocaba e Itapeva, por 18 municípios do interior de São Paulo. Os municípios abrangidos pela Rede são: Capão Bonito, Guapiara, Campina do Monte Alegre, Itapeva, Pilar do Sul, Ribeirão Branco, São Miguel Arcanjo, Itapetininga, Ribeirão Grande, Salto do Pirapora, Riversul, Piedade, Sorocaba, Fartura, Araçoiaba da Serra, Itaberá e Taguaí.

 

 FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.