REDE UNIFORÇA (ZONA DA MATA) - MG

Embora o tema da criação da Rede UNIFORÇA (Zona da Mata) já faça, há algum tempo, parte das discussões dos empreendimentos que integram a região. foi a partir do início do CATAFORTE III, quando da constituição do Conselho Gestor da Rede Zona da Mata, que essa discussão ganhou mais força. 

Quando da constituição do Conselho Gestor, foram tratadas as perspectivas e alguns dos desafios envolvidos na criação e consolidação da Rede, tendo sido definido o nome da Rede, que passou a denominar-se Rede UNIFORÇA.

Importante lembrar que a Rede foi dividida em três polos, considerando a distância geográfica e a facilidade de comunicação entre os grupos. Tal agrupamento de municípios que hoje integram a Rede, são organizados nos seguintes polos: Juiz de Fora, Manhumirim e Cataguases.

Para o trabalho junto aos polos da Rede foram indicados pelas lideranças do MNCR, com o respaldo dos demais catadores e catadoras dos Empreendimentos Econômicos Solidários, três catadores(as) mobilizadores(as), indicação essa ratificada quando do encontro para eleição do Conselho Gestor da Rede Zona da Mata em meados de junho/2015.

Atualmente, a Rede UNIFORÇA compreende 15 empreendimentos econômicos solidários de catadores e catadoras da região Zona da Mata de Minas Gerais. Conta com 197 catadores e catadoras nas seguintes cidades: Juiz de Fora, Matias Barbosa, Santos Dumont, Manhumirim, Simonésia, Urucânia, Viçosa, Além Paraíba, Cataguases, Leopoldina, Muriaé e Ubá.