REDESOL - MG

A Redesol MG – Cooperativa Central Rede Solidária de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de MG é uma central de empreendimentos econômicos solidários de catadores e catadoras de materiais recicláveis que atua na Região Metropolitana de Belo Horizonte e hoje conta com 236 catadores e catadoras.

A Redesol foi composta, inicialmente, por dois grupos da reciclagem: o grupo do Conjunto União (que depois se constituiu na Coopersoli) e a Coopinvicta (que depois se dissolveu). Em 2004, essa discussão sobre articulação dos grupos de reciclagem foi retomada, contando com a participação dos seguintes empreendimentos: Coopersoli, Coomarp, Astemarp e Coocapel. Neste mesmo ano a Coopersoli e a Coomarp se filiaram a UNISOL Brasil - Central de Empreendimentos Econômicos Solidários.

Em 2005 o Projeto Tzedaká, desenvolvido pela ECO, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Belo Horizonte, desenvolveu ações de formação com alguns empreendimentos da reciclagem no município, dentre eles: a Coomarp, a Coopersoli, a Coopesol Leste, Coopersol Venda Nova e a Coopemar. Através deste projeto, foi realizado, pela primeira vez, um processo de comercialização das embalagens longa vida de forma conjunta por quatro empreendimentos.

No ano de 2010, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania e a Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF) - Regional Norte de Minas, os empreendimentos foram contemplados com o Projeto CAIXA - ODM, que viabilizou os trâmites jurídicos e contábeis para formalização da Central de Cooperativas Redesol MG – Cooperativa de 2ºgrau.

Em 2010, os(as) catadores(as) associados(as) à Coopervesp e Ascar participaram do processo formativo proposto no Cataforte I e, em 2012, a Redesol MG, através da Coopersoli Barreiro, foi selecionada para o Cataforte II, quando todos os empreendimentos cooperados à Rede participaram dos Cursos e a Rede foi contemplada com 01 caminhão.

Em 2012, a Redesol MG firmou parceria com o Insea, através do convênio SENAES/MTE e contou com a assessoria técnica e social com o objetivo de fortalecer e ampliar os programas de coleta seletiva, a capacidade de processamento e comercialização dos recicláveis, logística e gestão dos empreendimentos solidários vinculados à Redesol MG e à Rede Cataunidos.

Em 2014, a Redesol firmou parceria com a Fundação Banco do Brasil e a WWF Brasil visando o fortalecimento das Cooperativas de Catadores(as) de Materiais Recicláveis de Belo Horizonte/MG.

Atualmente, participando do CATAFORTE III, a Rede conta com 14(quatorze) cooperativas/associações de catadores que compõem a Redesol MG, todas localizadas na RMBH nos seguintes municípios: Belo Horizonte, Vespasiano, Raposos, Caeté, Sarzedo, Pedro Leopoldo, Nova União, Congonhas, Sabará e Baldim.

 

 FONTE: Texto e imagens de autoria da própria Rede enviados em seus relatórios.