Notícias

DIA DAS MULHERES: Ceadec e Rede Cata-Vida promovem palestra sobre Empoderamento Feminino, nas cooperativas
03/10/2016

Naturalmente, o mês de março é pautado pelas atividades entorno dos aspectos sociais, profissionais e econômicos das mulheres. Assim, o Ceadec (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania) e a Rede Solidária Cata-Vida, através do projeto da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/ MTE), deu início ao ciclo de palestras sobre “Empoderamento Feminino”, nas 18 cooperativas que compõem a Rede.

Dentro do tema, as catadoras têm conhecimento do porquê que o dia oito de março foi escolhido como o Dia Internacional da Mulher; quais os tipos de violência, mais comuns, praticadas pelos homens contra as mulheres; quais os meios de denúncia e combate à violência; conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e a importância do feminismo na luta pela igualdade de gêneros.

“Tudo que foi falado na palestra de hoje foi quase que uma cópia do que já aconteceu comigo: ser humilhada, agredida em muitas e muitas brigas com o meu marido e os meus filhos envolvidos naquele ambiente doente. Hoje, já consegui me livrar daquele homem e eu e os meus filhos vivemos em paz, mas é incrível como eu vejo outras mulheres passando por esta situação e não conseguem ou não tem coragem de tomar uma atitude”, relatou a catadora da Cooperita, de Itapetininga, Damares Rodrigues.

Algumas catadoras ainda têm a sensação de que em briga de marido e mulher não se deve interferir, mas, segundo a Secretaria Nacional de Política para as Mulheres, a interferência é um dever, em casos de violência. Para a catadora da Coresp, Iza Rodrigues, esta informação foi uma novidade. “A violência doméstica está em todos os lugares, mas eu acho que o pobre está mais submetido a isso. Deve ser porque as mulheres são menos informação, mais medo por ser ameaçada ou pra proteger os filhos. Eu sei de muitos casos assim, mas eu sempre tive medo de me meter. Agora sei que a gente deve se intrometer.”


Rede Cata-Vida

O Ceadec apoia e assessora a Rede Solidária Cata-Vida desde 2001, quando cinco organizações de catadores de materiais recicláveis das regiões de Sorocaba e Itapeva se juntaram para trabalhar em Rede. Atualmente, a Rede Cata-Vida é formada por cooperativas de catadores atuantes em 19 municípios: Sorocaba, Salto de Pirapora, Capão Bonito, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Piedade, Itapetininga, Itapeva, Guapiara, Araçoiaba da Serra, Riversul, Campina do Monte Alegre, Fartura, Taguaí, Barão de Antonina, Ribeirão Grande, Ribeirão Branco e Itaberá. 

Ao longo deste período, o Ceadec vem desenvolvendo projetos e ações para fomentar e fortalecer esta atuação das cooperativas em Rede. O Projeto “Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários da Rede Solidária Cata-Vida”, em execução por meio de convênio firmado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) do Ministério do Trabalho e Emprego, está possibilitando a reaplicação da Tecnologia Social da Rede Cata-Vida, com a implantação da coleta seletiva com a inclusão socioprodutiva dos catadores nos municípios.

Mais Notícias
BALANÇO ECOLÓGICO: Rede Cata-Vida preservou mais de dez milhões de litros de água, neste ano
09/11/2016
VACINAÇÃO: Catadores da Cooperarcanjo recebem vacinação
03/10/2016
PRÊMIO: Rede Solidária Cata-Vida é certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil
03/10/2016
GRANULADOS: Polietileno granulado agrega valor aos materiais coletados por mais de 300 catadores da Rede Cata-Vida
03/10/2016
POLÍMEROS: Divisão Polímeros completa quatro anos
03/10/2016
DIA DAS MULHERES: Ceadec e Rede Cata-Vida promovem palestra sobre Empoderamento Feminino, nas cooperativas
03/10/2016
SOLIDARIEDADE: Alunos de Administração da Etec de Salto de Pirapora realizam diversas melhorias estruturais na Coresp
03/10/2016
Em agosto, Coreso completa 17 anos
03/10/2016
VISITA EES: Empreendimentos Solidários da Rede Cata-Vida visitam a Divisão Polímeros e Óleo
03/10/2016
SAIU NA MÍDIA: Cooperativa transforma lixo em material orgânico em Ribeirão Grande
03/10/2016
CORESO E BB: Ceadec elabora projeto de convênio com Banco do Brasil e Coreso receberá R$ 200 mil para equipamento e caminhão
19/09/2016
COTMAP recebe moto adaptada pra fazer coleta no centro de Piedade
19/09/2016
CEADEC, Rede Cata-Vida e Coreso recebem homenagem na Câmara de Sorocaba
19/09/2016
CADASTRAMENTO: Cooperativa de Capão Bonito realiza mutirões de cadastramento de moradias
08/06/2016
PARCERIA: Rede Cata-Vida e Ceadec apóiam a criação de uma rede de comercialização no Vale do Ribeira
30/05/2016