Notícias

Em agosto, Coreso completa 17 anos
03/10/2016

A Coreso - Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba - nasceu no ano de 1999 a partir de uma parceria envolvendo o Ceadec - Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania – e a Igreja Cristo Rei, que, na Campanha da Fraternidade do mesmo ano foi "Sem Trabalho Por Quê?”, que fomentou iniciativas de geração de emprego e renda. 

Após 17 anos, em 19/08, a Coreso tem hoje mais de 70 cooperados e cooperadas, dois galpões de triagem e prensagem de materiais recicláveis, na Zona Leste e Zona Norte, e coletam 112.799 toneladas de materiais entre plásticos, papelão, alumínio e 780 litros de óleo. “A Coreso é uma cooperativa muito importante, que potencializa os resultados da Rede Solidária Cata-Vida”, disse Darci de Oliveira, presidente da Rede Cata-Vida.

A criação da Coreso motivou também a organização de outras cooperativas de catadores em municípios das regiões de Sorocaba e Itapeva, que decidiram comercializar o material coletado, triado e prensado, em conjunto. Assim, em 2001, criou-se a Rede Solidária Cata-Vida, hoje formada por 18 cooperativas.

Ao longo dos anos, a Coreso teve muitas batalhas para se manter enquanto Empreendimento Econômico Solidário e gerador de renda para centenas de famílias. “Mesmo com a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, desde 2010, ainda encontramos dificuldades para exercer o trabalho da Coleta Seletiva. Nossa luta ainda é recebermos remuneração pelos serviços prestados”, explicou a presidenta da Coreso Patrícia de Sene.


Em Sorocaba, a Coreso foi a cooperativa pioneira em Coleta Seletiva e tem valor histórico na cidade por ter encabeçado diversas lutas em prol de catadores e cooperativas, vindos posteriormente. “A Coreso é mais que uma cooperativa de trabalho, é um braço de luta de catadores e catadoras. Somos umas das referências no assunto em todo o Brasil”, concluiu Patrícia.


Sobre o CEADEC

O CEADEC é uma Organização não governamental e Oscip, criada em 1999 que apoiou e assessorou a criação da Rede Solidária Cata-Vida, em 2001, a primeira Rede de todo o Brasil. A entidade continua apoiando e assessorando a Rede, assim como todas cooperativas que a compõe, de forma gratuita e apóia a formação de catadores e catadoras de maneira transformadora, na criação de novas cooperativas.


Sobre a Rede Cata-Vida

A Rede Solidária Cata-Vida, é integrada por mais de 300 catadores de materiais recicláveis organizados em cooperativas atuantes nos municípios de Sorocaba, Capão Bonito, Itapetininga, Guapiara, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Piedade, Salto de Pirapora, Itapeva, Riversul, Campina do Monte Alegre, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Araçoiaba da Serra, Fartura, Taguaí, Itaberá e Barão de Antonina. 

Hoje, os catadores organizados em cooperativas dominam o ciclo da cadeia produtiva da reciclagem do óleo residual de fritura e dos polímeros PP e PE, sendo protagonistas de todo o processo, começando pela coleta dos materiais, a triagem, passando pelo armazenamento, o beneficiamento, o transporte, até a comercialização da matéria prima.


Mais Notícias
BALANÇO ECOLÓGICO: Rede Cata-Vida preservou mais de dez milhões de litros de água, neste ano
09/11/2016
VACINAÇÃO: Catadores da Cooperarcanjo recebem vacinação
03/10/2016
PRÊMIO: Rede Solidária Cata-Vida é certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil
03/10/2016
GRANULADOS: Polietileno granulado agrega valor aos materiais coletados por mais de 300 catadores da Rede Cata-Vida
03/10/2016
POLÍMEROS: Divisão Polímeros completa quatro anos
03/10/2016
DIA DAS MULHERES: Ceadec e Rede Cata-Vida promovem palestra sobre Empoderamento Feminino, nas cooperativas
03/10/2016
SOLIDARIEDADE: Alunos de Administração da Etec de Salto de Pirapora realizam diversas melhorias estruturais na Coresp
03/10/2016
Em agosto, Coreso completa 17 anos
03/10/2016
VISITA EES: Empreendimentos Solidários da Rede Cata-Vida visitam a Divisão Polímeros e Óleo
03/10/2016
SAIU NA MÍDIA: Cooperativa transforma lixo em material orgânico em Ribeirão Grande
03/10/2016
CORESO E BB: Ceadec elabora projeto de convênio com Banco do Brasil e Coreso receberá R$ 200 mil para equipamento e caminhão
19/09/2016
COTMAP recebe moto adaptada pra fazer coleta no centro de Piedade
19/09/2016
CEADEC, Rede Cata-Vida e Coreso recebem homenagem na Câmara de Sorocaba
19/09/2016
CADASTRAMENTO: Cooperativa de Capão Bonito realiza mutirões de cadastramento de moradias
08/06/2016
PARCERIA: Rede Cata-Vida e Ceadec apóiam a criação de uma rede de comercialização no Vale do Ribeira
30/05/2016