Notícias

CADASTRAMENTO: Cooperativa de Capão Bonito realiza mutirões de cadastramento de moradias
08/06/2016

A Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Capão Bonito – Acamar – iniciou nesta semana mutirões de cadastramento de residências dos moradores que desejam colaborar com a Coleta Seletiva no município, doando seus materiais recicláveis para a cooperativa. Nos mutirões, os catadores e catadoras também estão realizando o recadastramento das residências que já fazem a separação dos materiais recicláveis.

“Em dois dias fizemos o cadastro e o recadastramento de 100% das residências da Vila Santa Rosa e do seu entorno, como os bairros Alvorada, Triunfo e Colorau, totalizando quase 300 cadastros”, disse a presidente da cooperativa, Maria Cristina Viana.

A Acamar é pioneira em Coleta Seletiva em Capão Bonito e atualmente conta com 18 cooperados e cooperadas, que atuam em galpões de armazenamento e de triagem e prensagem dos materiais. Com mais de 16 anos de história, lutas e conquistas alcançadas, a cooperativa é conhecida e respeitada pelos capão-bonitenses. “Quando saímos na rua, ouvimos muitos elogios dos moradores. Às vezes recebemos críticas, mas isso sempre nos ajuda a melhorar cada vez mais”, concluiu a presidente.

A Coleta Seletiva é uma atividade reconhecida como prioritária na gestão dos resíduos sólidos urbanos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, e promove benefícios sociais, econômicos e ambientais. Esses benefícios podem ser demonstrados de diferentes formas, como no Balanço Ecológico, ferramenta de monitoramento elaborada mensalmente pelo Ceadec – Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania, organização que assessora a Acamar e outras 21 cooperativas de catadores das regiões de Sorocaba e Itapeva que fazem parte da Rede Solidária Cata-Vida. Dados do Balanço Ecológico apurado em agosto deste ano demonstram que a Acamar, através da Coleta Seletiva, evitou que 135 árvores fossem derrubadas, além de ter ajudado a preservar 369 mil litros de água.

Os moradores de Capão Bonito que ainda não participam da Coleta Seletiva, mas desejam começar a praticar este ato de cidadania podem solicitar a coleta através do número (15) 99683-0310 (falar com João). 

Rede Cata-Vida e Ceadec

O trabalho da Acamar se fortalece ainda mais através do apoio técnico dado pela ONG Ceadec e da comercialização dos materiais recicláveis em rede, praticada pela Rede Solidária Cata-Vida.

O Ceadec oferece assessoria na criação, estruturação e administração de cooperativas de materiais recicláveis. Elabora e aplica capacitações sobre Cooperativismo, Contabilidade Básica para as Cooperativas e Separação Adequada de Materiais Recicláveis, além do acompanhamento constante das atividades cotidianas nas cooperativas e o auxílio às necessidades de cada uma delas.

A Rede Solidária Cata-Vida faz o intercâmbio contábil, operacional e comercial entre as 22 cooperativas atuantes em municípios das regiões de Sorocaba e Itapeva e agrega valor aos materiais coletados pelos mais de 300 catadores integrados. A Rede Cata-Vida promove o fortalecimento do trabalho conjunto das cooperativas de reciclagem, propicia a inclusão social e cria mecanismos que visam transformar hábitos de consumo e de descarte dos resíduos sólidos gerados pela sociedade, priorizando ações de sensibilização e envolvimento das comunidades na coleta seletiva.


Mais Notícias
BALANÇO ECOLÓGICO: Rede Cata-Vida preservou mais de dez milhões de litros de água, neste ano
09/11/2016
VACINAÇÃO: Catadores da Cooperarcanjo recebem vacinação
03/10/2016
PRÊMIO: Rede Solidária Cata-Vida é certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil
03/10/2016
GRANULADOS: Polietileno granulado agrega valor aos materiais coletados por mais de 300 catadores da Rede Cata-Vida
03/10/2016
POLÍMEROS: Divisão Polímeros completa quatro anos
03/10/2016
DIA DAS MULHERES: Ceadec e Rede Cata-Vida promovem palestra sobre Empoderamento Feminino, nas cooperativas
03/10/2016
SOLIDARIEDADE: Alunos de Administração da Etec de Salto de Pirapora realizam diversas melhorias estruturais na Coresp
03/10/2016
Em agosto, Coreso completa 17 anos
03/10/2016
VISITA EES: Empreendimentos Solidários da Rede Cata-Vida visitam a Divisão Polímeros e Óleo
03/10/2016
SAIU NA MÍDIA: Cooperativa transforma lixo em material orgânico em Ribeirão Grande
03/10/2016
CORESO E BB: Ceadec elabora projeto de convênio com Banco do Brasil e Coreso receberá R$ 200 mil para equipamento e caminhão
19/09/2016
COTMAP recebe moto adaptada pra fazer coleta no centro de Piedade
19/09/2016
CEADEC, Rede Cata-Vida e Coreso recebem homenagem na Câmara de Sorocaba
19/09/2016
CADASTRAMENTO: Cooperativa de Capão Bonito realiza mutirões de cadastramento de moradias
08/06/2016
PARCERIA: Rede Cata-Vida e Ceadec apóiam a criação de uma rede de comercialização no Vale do Ribeira
30/05/2016