Notícias

PRÊMIO: Rede Solidária Cata-Vida é certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil
03/10/2016
O Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec) recebeu o certificado de reconhecimento da Rede Solidária Cata-Vida como uma Tecnologia Social, conferido em novembro pela Comissão de Certificação da Fundação Banco do Brasil no âmbito da edição 2015 do Prêmio FBB de Tecnologia Social.
Realizado a cada dois anos, o Prêmio tem como objetivo identificar tecnologias sociais que promovam o envolvimento da comunidade, transformação social efetiva e possibilidade de serem reaplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional. As soluções também devem ser efetivas em suas respectivas áreas de atuação: alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. Na edição 2015, o Prêmio recebeu 866 inscrições. Destas, 154 tecnologias sociais foram certificadas. 
Com este reconhecimento, a metodologia da Rede Solidária Cata-Vida passa a integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da Fundação Banco do Brasil, base de dados online que reúne metodologias de todo o País, reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras e que conta agora com um total de 850 iniciativas. As Tecnologias Sociais certificadas podem ser consultadas na internet (www.fbb.org.br/tecnologiasocial) e nos sistemas operacionais Android e iOS, por meio do aplicativo "Banco de Tecnologias Sociais".
“Esta certificação reconhece o trabalho desenvolvido há mais de uma década pelo Ceadec e a Rede Solidária Cata-Vida e a luta pelo fortalecimento da organização dos catadores e catadoras de materiais recicláveis em Rede”, ressalta a presidente do Ceadec, Rita de Cássia Gonçalves Viana. “Para nós, é uma satisfação muito grande ver que a Rede faz parte do banco de dados que reúne as melhores práticas sociais desenvolvidas em todo o País”, completa o presidente da Rede Solidária Cata-Vida, Darci de Oliveira.
Sobre a Rede Solidária Cata-Vida
O Ceadec apoia e assessora a Rede Solidária Cata-Vida desde 2001, quando cinco organizações de catadores de materiais recicláveis das regiões de Sorocaba e Itapeva se juntaram para trabalhar em Rede. Atualmente, a Rede Cata-Vida é formada por cooperativas de catadores atuantes em 19 municípios: Sorocaba, Salto de Pirapora, Capão Bonito, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Piedade, Itararé, Itapetininga, Itapeva, Guapiara, Araçoiaba da Serra, Riversul, Campina do Monte Alegre, Fartura, Taguaí, Barão de Antonina, Ribeirão Grande, Ribeirão Branco e Itaberá. 
Ao longo deste período, o Ceadec vem desenvolvendo projetos e ações para fomentar e fortalecer esta atuação das cooperativas em Rede. O Projeto “Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários da Rede Solidária Cata-Vida”, em execução por meio de convênio firmado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) do Ministério do Trabalho e Emprego, está possibilitando a reaplicação da Tecnologia Social da Rede Cata-Vida, com a implantação da coleta seletiva com a inclusão socioprodutiva dos catadores nos municípios.
Mais Notícias
BALANÇO ECOLÓGICO: Rede Cata-Vida preservou mais de dez milhões de litros de água, neste ano
09/11/2016
VACINAÇÃO: Catadores da Cooperarcanjo recebem vacinação
03/10/2016
PRÊMIO: Rede Solidária Cata-Vida é certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil
03/10/2016
GRANULADOS: Polietileno granulado agrega valor aos materiais coletados por mais de 300 catadores da Rede Cata-Vida
03/10/2016
POLÍMEROS: Divisão Polímeros completa quatro anos
03/10/2016
DIA DAS MULHERES: Ceadec e Rede Cata-Vida promovem palestra sobre Empoderamento Feminino, nas cooperativas
03/10/2016
SOLIDARIEDADE: Alunos de Administração da Etec de Salto de Pirapora realizam diversas melhorias estruturais na Coresp
03/10/2016
Em agosto, Coreso completa 17 anos
03/10/2016
VISITA EES: Empreendimentos Solidários da Rede Cata-Vida visitam a Divisão Polímeros e Óleo
03/10/2016
SAIU NA MÍDIA: Cooperativa transforma lixo em material orgânico em Ribeirão Grande
03/10/2016
CORESO E BB: Ceadec elabora projeto de convênio com Banco do Brasil e Coreso receberá R$ 200 mil para equipamento e caminhão
19/09/2016
COTMAP recebe moto adaptada pra fazer coleta no centro de Piedade
19/09/2016
CEADEC, Rede Cata-Vida e Coreso recebem homenagem na Câmara de Sorocaba
19/09/2016
CADASTRAMENTO: Cooperativa de Capão Bonito realiza mutirões de cadastramento de moradias
08/06/2016
PARCERIA: Rede Cata-Vida e Ceadec apóiam a criação de uma rede de comercialização no Vale do Ribeira
30/05/2016